Como forma de celebrar o Dia do Professor e da Professora, comemorado no dia 15 de outubro, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), vem a público externar em NOTA, algumas reflexões à comunidade acadêmica ufpiana, em especial aos docentes e à sociedade piauiense.
O atual cenário brasileiro vem apresentando constantes ataques aos direitos conquistados pelos trabalhadores e à educação por parte do governo federal e dos gestores nomeados ferindo a autonomia universitária nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como é o caso da UFPI e das áreas de ciência, tecnologia e inovação, as quais vêm sofrendo investidas que visam seus desmontes.
Para além dos cortes orçamentários sofridos pelas IFES, a reforma do ensino médio; o sucateamento dos serviços públicos oferecidos à população; o ataque aos servidores por meio da PEC 32/2020 com a possibilidade de exoneração por “insuficiência de desempenho”; bandeiras ideológicas de cunho fascista, que elegem inimigos a todo o momento para esconder seu modus operandi de segregação, de exclusão e de superação da trágica marca de 600 mil vidas perdidas pela COVID19 por incompetência e negacionismo; tudo isso tem gerado um cenário desesperador com impacto no presente e no futuro do país e de gerações de jovens.
A Universidade é, e sempre foi, um lugar de resistência. Diante desse cenário conturbado, e por ocasião do dia dos professores e das professoras, a ADUFPI chama os seus sindicalizados para se juntarem na luta em defesa da educação pública, democrática, gratuita e de qualidade, e pelos direitos sociais e trabalhistas conquistados com muito sacrifício ao longo dos anos, como é o caso da URP dos docentes que a administração superior da UFPI quer usurpar.
Neste 15 de outubro, parabenizamos os(as) professores(as) e agradecemos a eles (elas), que inspiram essa gestão a transformar a ADUFPI em tempos de luta, em uma referência de resistência aos ataques do governo federal e de seus apoiadores que tentam solapar essa resistência diante das adversidades que os docentes e o povo brasileiro enfrentam para reestabelecer o Estado Democrático de Direito.
Ao celebrar seu dia, em 15 de outubro, agradecermos a todos(as) os(as) docentes que, por meio de seu trabalho, conhecimento e dedicação, ajudam a construir uma sociedade justa e uma ADUFPI em tempos de luta para enfrentar os embates presentes e futuros em defesa intransigente de nossos direitos. É a capacidade de superação e de união enquanto categoria que nos fortalece a cada dia!
Teresina, 15 de outubro de 2021.
A Diretoria da ADUFPI