Pular para o conteúdo

Professora Maria Sueli realiza pré-lançamento de seu livro Vivências constituintes – Sujeitos desconstitucionalizados “No lugar de (des)envolver, nos juntemos.”

“Temos que falar sobre libertar mentes tanto quanto sobre libertar a sociedade.” Essas sábias palavras da professora, filósofa e ativista negra, Angela Davis, se materializam na personalidade, nas ações e no comprometimento da também professora, Maria Sueli Rodrigues de Sousa.

A professora Sueli, durante sua jornada de formação, conquistou a graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. É também graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Advogada e doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, e realizou estágio pós-doutoral pelo PNPD – Programa Nacional de Pós-doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).

Todo o esforço, empenho e dedicação à militância, à luta por direitos e a defesa irrefreável da classe trabalhadora, hoje, se findam e dão margem para que novos cenários sejam possíveis com uma célebre e necessária contribuição. Na noite desta quinta-feira (14), no salão nobre da ADUFPI, acontece o pré-lançamento do livro Vivências constituintes – Sujeitos desconstitucionalizados, de autoria da Professora Sueli Rodrigues. A ocasião, repleta de depoimentos de professoras e professores, alunas e alunos, lideranças comunitárias e de classe, refletem o tamanho do feito da professora para sociedade piauiense. Sueli, é uma grande mulher que ocupa um importante espaço de representação, e que através de seu trabalho, consegue mobilizar e inspirar novas gerações com sua obra.
Com a pré-venda, pretende-se custear as despesas para a produção e impressão da obra, com lançamento previsto para novembro, no Theatro 4 de Setembro, na Semana da Consciência Negra.

O livro, aponta sobre a necessidade de ressemantizar o ideal moderno de rompimento, de (des) envolvimento e de concorrência, indicando que resistir a essa mentalidade corrosiva deve dar-se por meio de laços e nós dialógicos; que no lugar de (des)envolver, nos juntemos.

Em suas palavras, a respeito da obra e suas implicações a autora comenta que “Precisamos nos insurgir no cotidiano contra as imposições do capitalismo que só se fortalece em nossa desunião, por isso, no lugar de (des)envolver, nos juntemos”.

A ADUFPI, parceira de caminhada e construções de lutas, parabeniza a Professora Sueli Rodrigues por toda sua contribuição e esforço pelos direitos da categoria docente, e se dispõe a comungar desses mesmos esforços para que cada vez mais nos fortaleçamos e assim, enfrentar todas as intempéries que a atual conjuntura nos impele. Da luta, não fugimos.

ADUFPI em tempos de luta!