Recebi, hoje, a honrosa missão dada pelo excelentíssimo Senhor Camilo Santana, Ministro da Educação, do Governo Luís Inácio Lula da Silva, de gerir a Universidade Federal do Delta do Parnaíba como Reitor Pro Tempore, especialmente, para viabilizar o processo democrático de escolha do(a) primeiro(a) Reitor(a) e Vice-reitor(a) da UFDPar.
Todos(as) sabem do anseio da comunidade da UFDPar para a realização da eleição do seu primeiro dirigente. Portanto, é preciso avançar o quanto antes na aprovação da reforma do Estatuto da nossa Universidade no Conselho Universitário, documento este que está engavetado há meses, para o devido encaminhamento e aprovação pelo Ministério da Educação, e posterior convocação das eleições, obedecendo os prazos previstos nas normativas vigentes.
Assumo esta tarefa com serenidade e equilíbrio, ciente do tamanho da responsabilidade e, sobretudo, com o compromisso de manter a estabilidade, a previsibilidade e a sustentabilidade institucional, defendendo nossa universidade com base nos seus princípios norteadores, objetivos, missão e valores, como instituição pública e gratuita, com padrão de qualidade socialmente referenciado. Envidarei, nesse sentido, todos os esforços necessários para o fortalecimento da democracia, da autonomia, da participação e da transparência, pilares completamente esquecidos em uma década de gestação e edificação da UFDPar.
Além disso, nomeada a nova equipe de trabalho, buscaremos juntos dialogar com as instâncias colegiadas, docentes, técnicos-administrativos, discentes e trabalhadores(as) terceirizados(as) para uma compreensão aprofundada da situação administrativo-financeira e acadêmica da nossa instituição, estabelecendo de forma coletiva as prioridades e compartilhando estratégias para o enfrentamento dos desafios de agora e futuros, promovendo a ampla participação na construção de uma universidade autônoma, propositiva, criativa e democrática.
Nesta agenda de transição, na condução como Pro tempore, retomaremos e aprofundaremos o diálogo com a instituição tutora, a UFPI, para que possamos, de forma mais efetiva, caminhar em direção à independência administrativa e acadêmica da UFDPar, o quanto antes. Assim como, estreitaremos as relações com as novas universidades, criadas em 2018, fortalecendo um corpo político-educacional, que se encontra em completa inanição, ao tempo que estaremos em permanente interlocução com a ANDIFES – nossa verdadeira Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, e não qualquer outra instituição aventureira que se coloque nesse sentido – e com o MEC, especialmente, para avançarmos nos processos de contratação dos(as) profissionais necessários(as) ao bom desempenho da Universidade, e na liberação de recursos para a estruturação das instituições com a recomposição do custeio para garantir a melhoria da infraestrutura e da assistência estudantil.
Por fim, agradeço ao Presidente Lula da Silva, ao Ministro Camilo Santana, ao Governador Rafael Fonteles, ao Deputado Florentino Neto e aos seus colegas de Bancada do PT na Câmara, e a todos(as) aqueles(as) que em mim depositaram sua confiança. Reitero junto à comunidade acadêmica da UFDPar e à sociedade em geral o meu compromisso e trabalho incansável para que nossa Universidade siga forte em sua missão.
João Paulo Sales Macedo
Reitor Pro tempore da UFDPar