Pular para o conteúdo

MORTE DE ESTUDANTE EVIDENCIA QUE A INSEGURANÇA NA UFPI FAVORECE À PRATICA DE FEMINICIDIO NA INSTITUIÇÃO

É com muito pesar, revolta e preocupação que a ADUFPI comunica a morte da estudante Janaína Bezerra da Silva, encontrada sem vida na manhã deste sábado (28/01) nas dependências da UFPI. As primeiras informações sustentam que a estudante participava de uma Calourada na UFPI, um evento tradicional organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPI). Segundo relatos preliminares, a estudante foi encontrada desacordada e em seguida foi encaminhada a um hospital da capital.

 

Em primeiro lugar, a ADUFPI se solidariza com os familiares e amigos (as) da vítima, e reafirma o caráter anunciado dessa tragédia, uma vez que, nos últimos meses, ADUFPI, SINTUFPI e comunidade acadêmica em geral já alertavam a Administração Superior a respeito da falta de segurança não só em Teresina, mas também nos campis de Picos, Floriano e Bom Jesus. A questão da segurança na UFPI tem sido, portanto, pauta de reiteradas reuniões realizadas pelo nosso sindicato junto à Reitoria. Ainda no dia  2 de dezembro de 2022 foi também publicada uma reportagem em todos os nossos meios de comunicação denunciando a referida situação para a sociedade.

 

A ausência de uma política efetiva de segurança no interior da UFPI tem potencializado o medo, a insegurança e o senso de impunidade, o que acaba por reverberar em ações criminosas como a que, infelizmente, aconteceu com a jovem estudante, mulher negra, Janaína Bezerra da Silva.

Neste momento de dor e de comoção, a ADUFPI lamenta, igualmente, o desastroso comunicado da administração superior, que a despeito de se posicionar em sintonia com as autoridades policiais e em prestar todo apoio e solidariedade aos familiares, se presta ao lastimável serviço de colocar sob suspeição o movimento estudantil organizado da UFPI.

 

Reforçamos que a segurança dentro do nosso campus é de inteira responsabilidade da Administração Superior, que apenas costuma agir em casos pontuais e principalmente em defesa do patrimônio material e não em proteção das pessoas que compõem a comunidade acadêmica e são seu maior bem, pois é de vidas que estamos falando.

Por fim, exigimos que o culpado ou os culpados por estes crimes seja(m) identificado(s) e responsabilizado(s), inclusive considerando, ao que tudo indica, que se trata de crime de feminicídio, a fim de que possamos considerar a nossa universidade um espaço de acolhimento e segurança.

A ADUFPI conclama a comunidade acadêmica a se unir pelo fim da violência contra as mulheres e a lutar contra a falta de segurança dentro da UFPI!