Seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção, distanciamento e combate à Covid-19, na tarde desta quinta-feira (10), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, realizou a Assembleia Geral Unificada com pouca gente e aprovou, por unanimidade, o indicativo de Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF). A decisão ocorre em consonância com a mobilização que vem sendo construída nacionalmente, proposta pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo ANDES-Sindicato Nacional.
No primeiro ponto de pauta as professoras e professores trataram da construção da Greve, vinculada à pauta da reposição salarial (índice definido no Fonasefe); a condições de trabalho; à revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 – Teto dos Gastos; à luta contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 – Contrarreforma Administrativa; e à construção de uma agenda específica da educação, com as demais entidades que atuam nas Instituições de Federais de Ensino Superior (IFES).
Antes de iniciar o debate, a presidenta da ADUFPI Marli Clementino, apontou algumas considerações acerca da construção da mobilização. Segundo ela, vale destacar a importância da luta da categoria docente e recorda que todos os reajustes salariais foram conquistados após pressão e mobilização entre as frentes. “A história mostra que todos os reajustes salariais resultaram de mobilizações. Sem mobilização, sem pressão, sem trazer o debate público, não tem reajuste.
O resultado será encaminhado à próxima reunião nacional do Setor das IFES do ANDES-SN, que ocorre na semana de 14 a 18 de fevereiro, na qual também serão apresentadas as decisões das demais assembleias de base das Seções Sindicais e acontecerá a definição de uma posição nacional sobre o movimento paredista.
Congresso do Andes
Na mesma Assembleia Geral Unificada foram eleitos os delegados e observadores que vão representar a ADUFPI no 40º Congresso do Andes-SN, que ocorrerá em Porto Alegre (RS), de 27 de março a 1º de abril. A seção sindical da UFPI tem direito a enviar 11 delegados, sendo um escolhido pela Diretoria Executiva e 10 pela assembleia.
A vaga referente à escolha da Diretoria ficou com o professora Marli Clementino, presidenta da ADUFPI. Na assembleia, foram eleitos os(as) professores(as): Alexandre José Medeiro do Nascimento, Manoel Vieira de Matos Neto , Antônio Sales Oliveira Coelho, Filadélfia Carvalho de Sena , Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes, Osmar Alencar Jr, Flávio Furtado, Márcio Costa, Marttem Costa de Santana, Romildo Araújo.
Já como observadores, irão participar do congresso João Paulo, Vicente Borges, Egnilson Miranda, Thais Alves Nogueira e Cristiana Teixeira