Pular para o conteúdo

Projeto Quinta Cultural recebe o lançamento do livro “O Baú de Faustina”, de autoria da Professora Valéria Silva

Mais um lançamento de sucesso aconteceu durante o Projeto Quinta Cultural. Nesta quinta-feira (10), a ADUFPI teve o prazer de receber o lançamento do livro “O Baú de Faustina”, de autoria da Professora Valéria Silva. O livro narra a trajetória e as diversas histórias de Faustina Luíza de Aquino, ou Dona Faustina, protagonista principal da obra e mãe da autora.

Em suas páginas, é possível acompanhar e conhecer sua jornada enquanto mulher do campo frente às intempéries que o meio rural apresentava nas décadas passadas, destacando  a difícil condição das mulheres no contexto rural.  A vida no campo e o desafio de criar suas/seus filhas/os, rememoram contos afetivos e fornecem um retrato fatídico da vida árdua de uma mulher que “fez das impossibilidades, possibilidades”.

A Professora Valéria Silva comenta que “ este livro, é um livro de histórias duras, e nem sempre tem uma narrativa divertida. Porque tematiza a saga real das famílias rurais teresinenses, sem terra e sem outras posses. De pessoas que, deserdadas de berço de ouro, tiveram que inventar maneiras das mais diversas para (re)existir. Existir e resistir a tempos duríssimos de seca, de pobreza, de violência, de abandono. De mulheres que tiveram quase todos os seus caminhos vetados pelo machismo, princípio norteador das vidas e sociabilidades patriarcais do meio rural piauiense. Portanto, é um livro das histórias humanas possíveis, em contextos exigente”.

O Baú de Faustina, sem sombra de dúvidas, é um livro feito para que as mulheres do campo se enxerguem e possam se sentir representadas pela protagonista. E seu valor sócio-literário deve ser ovacionado pela riqueza de detalhes contidos na narrativa. A autora esmiúça e compartilha da vida de Dona Faustina com suas/seus leitores, mostrando além de suas histórias de vida, todo o percurso feito pela mesma no Piauí e no Maranhão, onde morou, que trajetos percorreu, e acima de tudo, deixa seu legado para que possamos vislumbrar nessa história, um ímpeto de coragem, dedicação e amor. Por fim, a história de uma família contada pelo olhar de uma mulher sertaneja. Dona Faustina, ainda vive e inspira as mais diversas lembranças e afetos em cada página deste livro.

A Diretoria da ADUFPI, parabeniza todo o empenho e esforço da Professora Valéria Silva no qual resultou neste livro de leitura obrigatória para nós, piauienses. Desejamos muito sucesso e que mais obras de valor social tão pertinentes possam surgir do meio acadêmico para toda sociedade.

Acompanhe nossas redes sociais:

🔵 facebook.com/adufpi

🔴 instagram.com/Adufpi

⚫https://youtube.com/adufpi

ADUFPI em tempos de luta!