Pular para o conteúdo

Presidenta da ADUFPI, Marli Clementino participa da abertura do 28° Congresso Nacional de Pós-Graduandos.

Na tarde desta quinta-feira (20) aconteceu na UFPI o 28° Congresso Nacional de Pós-Graduandos realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), no qual a ADUFPI, representada pela Presidenta do sindicato, Professora Marli Clementino, foi convidada para compor a mesa de abertura do evento.

O tema central da mesa de abertura do evento, intitulada: Quanto vale a ciência? Em defesa do orçamento da ciência e pela valorização das pós-graduandas e pós-graduandos! no qual foi discutido o atual cenário de desmonte e precarização da educação, sobretudo, para pós-graduandos.

Em sua fala, a Presidenta da ADUFPI destacou a necessidade de uma insurgência em defesa da ciência e pela revogação dos cortes orçamentários anunciados para o setor da educação.

” Não há condições dignas de se produzir ciência sem que haja investimentos na área, sem que haja condições humanas de se produzir ciência, não se pode trabalhar 8h diárias por dia e depois ir ao laboratório sem que haja uma gestão comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O obscurantismo e o nagacionismo tem deixado as universidades à beira da inanição e do fechamento de nossas instituições. Precisamos nos indignar em defesa de nossas IFES,pois, somente por meio da ciência e da educação é que será possível divisar uma saída para este cenário de penúria e desgoverno”.