Pular para o conteúdo

ASSEMBLÉIA DA ADUFPI APROVA CRIAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO (GT) POLÍTICAS DE CLASSE PARA QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (GTPCEGDS).

A Assembleia Geral (AG) da ADUFPI, no dia 22 de junho de 2022, aprovou por unanimidade a criação do Grupo de Trabalho (GT) Políticas de Classe para questões étnico-raciais, gênero e diversidade sexual (GTPCEGDS). O GTPCEGDS  é uma reivindicação histórica do movimento docente, que fortalece o diálogo da ADUFPI com os grupos temáticos do ANDES Sindicato Nacional.

De acordo com a docente da ADUFPar, Ana Ester, uma das proponentes do GT, “a  aprovação do grupo de trabalho sinaliza para o conjunto das associadas e associados da ADUFPI a urgência de se discutir, nas mais variedades instâncias, os direitos historicamente conquistados do movimento feminista, do movimento negro e do movimento LGBTQIA+”.

Pensar as questões de classe a partir das “clivagens que perpassam os elementos de raça, gênero e diversidade sexual no âmbito dos sindicatos, e, em especial, no espaço da ADUFPI, nos ajuda a melhor compreender os marcadores das diferenças presentes na sociedade”, conta Mairton Celestino, um dos proponentes do GT.

Para Desta forma, os objetivos iniciais do GT, aprovados na AG, são:

– Construir espaços de análise de conjuntura que articulem gênero, raça e classe de forma interseccionalizada;

– Construir espaços de análise, reflexão e participação política em torno das questões de gênero, raça, classe, território e etnia de forma interseccionalizada no âmbito da UFPI e UFDPAR;

– Fortalecer a relação da ADUFPI com o ANDES Sindicato Nacional;

– Fortalecer a relação da ADUFPI com os movimentos sociais, como: movimento feminista, movimento negro, movimento LGBTQIA+, entre outros;

– Construir espaços de formação política em torno do diálogo entre gênero, raça, classe, território e etnia.

Para Marli Clementino, “durante o processo de discussão da proposta do GT, ressaltamos, também, a necessidade não só do fortalecimento do grupo, dando total condições de trabalho, como da ampliação, no sentido de instigar outros docentes a instituirem novos GT’s no interior da ADUFPI’.

Para o vice-presidente, Alexandre Medeiros, “nossa intenção enquanto entidade sindical vinculada ao ANDES é que tais espaços sejam construídos de forma compartilhada, a partir do fortalecimento de estratégias de gestão participativa, de modo a potencializar   o interesse da classe docente em assuntos do seu cotidiano, vivenciados, em especial, nos seus espaços de trabalho. Pautar, portanto, esses assuntos em GT’s, construir proposições e defendê-las nos Congressos do ANDES é, sem dúvida nenhuma, uma das nossas principais motivações”.

As Assembleias Regionais da ADUFPI foram convocadas a deliberarem a respeito da criação do GTPCEGDS, restando à direção estadual da ADUFPI abrir a todas/todes e todos filiad@s a inscrição para participação no GTPCEGDS até dia 11 de julho de 2022.

Desta forma, convidamos a todas, todes e todos os filiad@s da ADUFPI a participarem do GT  fazendo a solicitação via e-mail (presidencia@adufpi.org.br), informando o nome completo e contato telefonico.