Em continuidade do processo de transparência das ações encadeadas pela ADUFPI no diálogo com a Administração Superior da UFPI, tornamos público as recentes reivindicações da categoria docente solicitadas via Ofício 173/2022, em consonância com as deliberações acordadas em Assembleia Geral dos (as) professores (as), ocorrida no último dia 22 de junho de 2022.
Diante do retorno das aulas presenciais na Universidade Federal do Piauí – UFPI referente ao período 2022.1:
considerando os aspectos não contemplados na Resolução CONSUN/UFPI Nº56/2022; considerando o recrudescimento da pandemia da covid-19, e ainda, considerando as deliberações da Assembleia Geral Unificada da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI realizada em 22/06/2022, solicitamos dessa Administração Superior o que segue:
1. Observância rigorosa dos protocolos da Nota Técnica 002 do COE/Estadual que estabelece normas seguras de controle da COVID 19;
2. Elaboração de nova Resolução contendo todas as medidas protetivas para o retorno à presencialidade, inclusive com monitoramento e com nova prescrição para os discentes quanto ao controle do comprovante vacinal de forma mais prática, considerando a realidade dos custos financeiros na realização de exames comprobatórios com prazo curto;
3. Elaboração de nova Resolução que garanta o fornecimento de máscaras e condições de trabalho dignas nas atividades presenciais; ademais que discipline a atividade daqueles docentes com comorbidades comprovadas e que necessitam de medidas protetivas especiais para o trabalho de forma presencial;
4. Por fim, uma audiência pública para diálogo sobre tomadas de medidas de proteção a toda a comunidade acadêmica, visto que as atuais não garantem essa proteção.
Por oportuno, trazemos para seu conhecimento e anexa decisão exarada pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora – MG e solicitamos dessa administração que seja assegurado aos docentes, que integram o grupo de risco para COVID, o direito de permanecerem em trabalho remoto até a melhora do quadro pandêmico, afastando, para tanto, os efeitos com base na Instrução Normativa SGP/ME no 36/22 expedida pelo Ministério da Economia.
Somado à estas reivindicações, informamos a toda categoria docente que o sindicato também irá solicitar uma audiência pública com a reitoria a fim de debater o real impacto dos cortes do orçamento na UFPI, e desta forma, apreciar as questões suscitadas por toda comunidade acadêmica no que diz respeito ao funcionamento desta instituição de ensino superior.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias bem como reafirmamos nosso compromisso com a universidade pública, gratuita e de qualidade.