Pular para o conteúdo

Nota Informativa sobre o calendário acadêmico.

A diretoria da ADUFPI vem por meio desta esclarecer as questões relativas ao ajuste do calendário acadêmico após o período de greve.

 

Desde o início do movimento paredista, a ADUFPI, em parceria com o CLG, demonstrou preocupação com a questão do calendário, solicitando inclusive sua suspensão. No entanto, este pleito não foi acolhido em tempo hábil pela administração superior.

 

Com a decisão dos(as) associados(as) da ADUFPI pela finalização da greve, a direção do sindicato solicitou à administração superior uma reunião para tratar do calendário, incluindo a presença de representantes do DCE e da APG. Na segunda-feira, dia 1º de julho, a reitoria convocou-nos para uma reunião, na qual fomos surpreendidos(as) com uma minuta de calendário já pronta. Durante a reunião, questionamos as datas propostas, o período de interstício entre os semestres 2024.1 e 2024.2 (quase um mês sem aulas e sem ser período de férias), e solicitamos ajustes nas datas.

 

Concluída a reunião, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes, solicitamos por ofício que o calendário fosse apreciado na reunião do CEPEX. Na quarta-feira, a diretoria da ADUFPI também solicitou uma reunião com o SRH para entender as informações sobre as férias docentes e as possibilidades de mudança na marcação das férias, considerando o MEMORANDO CIRCULAR Nº 654/2023 – SRH, que orienta a marcação das férias para o período de 24 de julho a 15 de agosto de 2024 (23 dias). Solicitamos esclarecimentos sobre a efetiva marcação das férias, dado que o calendário ajustado prevê férias de 19/07 a 10/08, e que a administração superior publique orientações claras sobre o assunto.

 

Buscando estabelecer o melhor diálogo possível com os estudantes, realizamos nesta quinta-feira, 5 de julho, uma reunião com a direção do DCE para entender as demandas dos alunos referentes ao calendário acadêmico. A diretoria da ADUFPI tem incessantemente buscado o diálogo com o intuito de construirmos a melhor solução possível para o ajuste do calendário.

 

Ressaltamos que a manutenção das férias docentes foi uma decisão tomada em assembleia. Nesse sentido, a direção da ADUFPI convoca nova assembleia para o dia 8 de julho, às 8:00, para analisar as questões relativas ao ajuste do calendário e decidir coletivamente nossas orientações sobre o tema.

 

Contamos com a participação de todos.