Pular para o conteúdo

O 40º CONAD acontece nos dias de 27 de março a 1 de abril em formato presencial.

Sob a coordenação e organização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o 40º Congresso do ANDES irá acontecer nos próximos dias 27 de março a 1 de abril em formato presencial.

Por ampla maioria de votos dos delegados e das delegadas presentes no 39° congresso do ANDES, a decisão de retomar as atividades presenciais só ocorreria caso as condições sanitárias estivessem favoráveis com recuo do índice de contaminações por Covid-19, sendo a cidade de Porto Alegre escolhida como sede para realização do evento. Este ano, o congresso tem como tema principal “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!” como forma de debater a conjuntura frente um cenário de constantes ataques à vida e ao estado democrático de direito da categoria docente.

Diante das condições impostas pela pandemia de Covid-19, a comissão organizadora do evento definiu uma série de protocolos a serem seguidos com o objetivo de garantir a segurança sanitária de todas e todos participantes do 40º Congresso do ANDES-SN. Entre as medidas, está a apresentação de passaporte de vacinação e declaração de compromisso de testagem de toda a delegação.

Entenda como estão os preparativos:

Os preparativos para o evento começaram em novembro de 2021, quando a comissão organizadora do 40º Congresso Nacional se reuniu, na primeira quinzena do mês, na cidade de Porto Alegre (RS). Integrantes da diretoria nacional, da Regional Rio Grande do Sul e trabalhadoras do Sindicato Nacional foram até a capital gaúcha para um encontro com a comissão local composta por representantes da Seção Sindical do ANDES/UFRGS.

No momento da visita à UFRGS, a presidenta do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, avaliou o lugar e a disposição das pessoas envolvidas na organização. “Estivemos na Faculdade de Educação, onde fomos recebidos pela diretora da faculdade. O local vai ser um espaço bastante utilizado durante o Congresso, principalmente para a realização dos nossos grupos de trabalho. Pudemos também receber a acolhida da equipe local e perceber a vontade e disposição para realização do Congresso, para que possamos fazer deste um grande momento de reencontro da nossa categoria e de fortalecimento do nosso sindicato e das nossas lutas”.

Delegação da ADUFPI

Em Assembleia Geral com a categoria docente da ADUFPI, realizada no dia 10 de fevereiro de 2022, no qual foram escolhidos os professores e professoras que representarão a Seção Sindical no Congresso, a seção sindical da ADUFPI tem direito a enviar 11 delegados, sendo um escolhido pela Diretoria Executiva e 10 pela assembleia. A vaga referente à escolha da Diretoria ficou com a professora Marli Clementino, presidenta da ADUFPI. Na assembleia, foram eleitos os(as) professores(as):

Alexandre José Medeiro do Nascimento;
Manoel Vieira de Matos Neto;
Antônio Sales Oliveira Coelho;
Filadélfia Carvalho de Sena;
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes;
Osmar Alencar Júnior;
Flávio Furtado;
Márcio Costa;
Marttem Costa de Santana;
Romildo Araújo.

Já como observadores (as) , irão participar do congresso:
João Paulo Sabino;
Vicente Borges Censi;
Egnilson Miranda;
Thais Alves Nogueira;
Cristiana Teixeira