A democracia é um princípio fundamental que deve ser defendido e vivenciado no âmbito da Universidade Federal do Piauí. Nesse sentido, o Comando Local de Greve da UFPI se manifesta em defesa da democracia universitária diante das ameaças recentes ao processo de consulta para a Reitoria e Vice-Reitoria (2024-2028). É inaceitável a retomada de práticas autoritárias com o intuito de criminalizar colegas docentes e deslegitimar o processo de escolha da representação da comunidade, uma das bases da autonomia universitária.
Após as intervenções em diversas Reitorias ocorridas na última presidência, como o caso da UFPI, em ofensivo descumprimento da tradição de escolha republicana, reafirmamos a posição da direção do Sindicato Nacional (ANDES-SN) acerca da elaboração de lista tríplice que respeite o resultado com o lema “Reitora eleita, reitora empossada”, não admitindo processos de enfraquecimento da autonomia universitária por meio de impugnação de candidaturas.
O Comando Local de Greve se junta ao apelo e defesa por uma UFPI democrática. Não aceitará retrocessos nem se intimidará por declarações ou ações, de quem quer que seja, que ameacem a democracia e a autonomia universitária, requerendo a imediata homologação do resultado da Consulta Eleitoral, realizada no dia 15 de maio de 2024, e a elaboração da lista tríplice em estrita observância da vontade da comunidade acadêmica.
Teresina, 26 de junho de 2024.
Comando Local de Greve — Universidade Federal do Piauí