Nesta segunda-feira (30), a ADUFPI somou-se à luta por justiça em nome da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, brutalmente assassinada em mais um crime bárbaro de feminicídio em Teresina, nas dependências da Universidade Federal do Piauí.
Estudantes, professores e professoras, familiares e amigos, técnicos, terceirizados, centrais sindicais, movimentos sociais, e também, toda sociedade piauiense estiveram unidos para clamar por uma única coisa: JUSTIÇA
Nossos esforços, neste momento, devem se seguir por duas vias: Solidariedade e Mobilização. Solidariedade a toda família e entes queridos, e Mobilização para mantermo-nos firmes enquanto os envolvidos não forem responsabilizados pela interrupção da vida de Janaína.
A Diretoria da ADUFPI está em luto. Compartilhamos nossos mais profundos sentimentos para que este grave acontecimento seja resolvido o mais rápido possível, pois é urgente a necessidade de respostas. O que aconteceu com Janaína é reflexo de todo machismo estrutural que vilipendia os corpos de mulheres.
Não aceitaremos omissões, indiferenças e subterfúgios. A ADUFPI irá utilizar-se de todos os recursos disponíveis para que Janaína tenha justiça e dignidade em sua memória. Exigimos que a UFPI posicione-se publicamente a despeito do ocorrido, e consequentemente, esclarece a toda comunidade acadêmica quais medidas serão tomadas para que este caso jamais seja esquecido.
JANAÍNA PRESENTE.