Pular para o conteúdo

Docentes do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, reúnem-se com a Diretoria da ADUFPI na última plenária por centros da UFPI.

Em continuidade a realização de plenárias por centros, na tarde desta terça-feira, 13 de julho de 2021, a Diretoria da ADUFPI reuniu-se com docentes do Centro de Ciências Humanas e Letras e atentamente escutou as demandas apresentadas pela categoria.

O início do encontro foi aquecido com uma reflexão a respeito da realização do trabalho remoto durante um ano e meio de pandemia, no qual a categoria sente-se profundamente prejudicada com relação a progressão e questões salariais, defasagem e ataques do Governo Federal. Foi proposto ao sindicato mobilizar um calendário de discussão a respeito do aumento de salário para os professores.  E após a aplicação da segunda dose da vacina, buscar mobilizar uma reivindicação de garantias sanitárias com uma estrutura de trabalho que possibilite um retorno de professores para sala de aulas.

Outro ponto sugerido foi a realização de um plano de segurança para retorno de professoras e professores para suas salas nas dependências da UFPI.

Dentre as diversas pautas discutidas durante a planária, as que tiveram maior peso de discussão foram:

  • Maior participação do Sindicato Nacional em relação as pautas dos docentes.
  • Iniciar uma reflexão se a ADUFPI deve ou não se desfiliar do sindicato nacional
  • Discutir as pautas coletadas e discuti-las em assembleia
  • Retomar a discussão da carreira docente e o reajuste salarial
  • Cortes de bolsas e infraestrutura durante a pandemia de covid-19
  • Ampliar os debates sobre as condições de trabalho no sentido de termos um planejamento.
  • O público de alunos do CCHL é uma comunidade que passa o dia inteiro no centro, e precisa-se controlar o fluxo de pessoas durante a pandemia, dessa formar, questionar a administração superior como nosso público poderá voltar para os centros de forma segura.
  • Como está sendo pensado a campanha de perspectivas da ADUFPI em relação a organização sindical dos servidores para as eleições de 2022
  • Ficou sugerido refazer as plenárias como forma de manter um diálogo orgânico e constante com a categoria e o sindicado.

A Diretoria da ADUFPI, no exercício de suas funções, escutou atentamente todas as demandas apresentadas pelos docentes e fez o registro de cada uma delas. Informamos que seguiremos em diálogo constante com a categoria visando lograr soluções para as questões apresentadas.

Agradecemos a toda categoria que prontamente participou do ciclo de debates e mapeamento de demandas por centros realizado pela ADUFPI no formato de plenárias. Já elucidamos nossos objetivos, mas é sempre válido ressaltar, que o que pretendemos é realizar um levantamento de necessidades apresentadas por cada centro de ensino da UFPI, e a partir dessa coleta de dados, apresentar um documento em assembleia para que coletivamente possamos deliberar como iremos resolver as questões apresentadas pelos centros de ensino que compõe a Universidade Federal do Piauí.

Este foi um pequeno passo frente a muitos desafios a serem vencidos. Esperamos que nas próximas etapas possamos contar com a colaboração de todas e todos, e mais uma vez, construir de maneira organizada e combativa a luta sindical dos docentes da Universidade Federal do Piauí.

ADUFPI EM TEMPOS DE LUTA.