Pular para o conteúdo

Nota de Repúdio aos ataques infundados a docentes da UFPI

Com espanto, preocupação e indignação vimos o que veio a público, por meio de redes sociais, página de Instagram alunosdeodontologiaufpi, um conteúdo que desrespeita, ataca e faz ilações contra docentes da UFPI do Curso de Odontologia. Reproduzimos os absurdos desferidos para chamar a atenção de toda a comunidade acadêmica para o desrespeito não apenas com os docentes, mas com toda a UFPI.

“PROFESSOR!

Eu não me importo com sua dedicação exclusiva.

Eu não me importo com seus trabalhos paralelos.

Eu não me importo com sua família, nem com sua renda

Só faço um apelo: Pare de atrapalhar nossas vidas

Não aguentamos mais incertezas.”

 

É preciso considerar alguns elementos:

  1. Passa a ideia equivocada sobre o trabalho docente em época de pandemia;
  2. Traz acusação infundada (sem prova alguma) de que o/a professor/a está cometendo algum desvio de seu cargo/função;
  3. Demonstra monstruosa insensibilidade com a dor e o sofrimento referente às perdas pelas quais passamos no nosso país (perdemos amigos, familiares; muitos de nós foram acometidos pela COVID – 19 – com internação hospitalar);
  4. Reverbera a postura negacionista sobre a ciência e a academia.

Docentes, discentes e técnicos, vimos lutando para mitigar os problemas ocasionados pela Pandemia da COVID – 19. Docentes e técnicos lutamos junto com o corpo discente, com as fragilidades e com as perdas sofridas. Durante todo o transcurso da pandemia sempre incluímos a causa discente em nossas pautas. Sempre incluímos o Diretório Central dos Estudantes em nossas reuniões para tratativas relacionadas ao ensino em tempo de pandemia. As pautas da ADUFPI nunca desconsideraram as demandas e necessidades da causa discente. E cremos que o exposto na página alunosdeodontologiaufpi do Instagram, pela relação que sempre mantivemos com o corpo discente da UFPI, não representa a posição estudantil ufpiana.

Os docentes não pararam: extensão, pesquisa e ensino nunca pararam na pandemia. Nós, docentes, mantivemos nossas atividades; trabalhamos com nossos recursos (materiais e imateriais). Não paramos!

Vale ressaltar que nós, professores e professoras, sempre fomos solidários aos dramas, anseios e expectativas dos estudantes e familiares e, assim como eles, queremos todos retornar às atividades acadêmicas presenciais, porém sabemos da nossa responsabilidade perante a sociedade e, desta forma, exigimos que o retorno seja com todos (servidores, discentes e terceirizados) saudáveis e vacinados.

 

O manifesto reivindicatório dos estudantes não deveria ser direcionado aos docentes, pois, como os alunos, dependemos das decisões dos órgãos colegiados da universidade e da Administração Superior, além do bom senso e das ações públicas do Ministério da Saúde e, em primeira instância, da Presidência da República. Estamos ainda no ensino remoto devido a negligência dos nossos governantes, que , com suas atitudes irresponsáveis, atrasam o retorno ao modelo presencial seguro, o qual só se dará com a aquisição de EPI’s e outros equipamentos de segurança sanitária pela UFPI e de vacinas pelos prefeitos, governador e Presidência da República.

Portanto, a ADUFPI, como estrutura sindical representa, antes de qualquer pauta, a causa educacional. E neste momento não existe educação universitária sem vacina para todos. Nesse pressuposto, à medida que nos solidarizamos com familiares dos nossos colegas de categoria da rede privada (por conta do ensino presencial, o número de óbitos foi assolador entre nossos colegas docentes da rede privada), mantemos nossa bandeira de luta: pela vida, pela ciência e por educação segura gratuita, democrática e de qualidade.

Assinam a nota:

ADUFPI
ADUFPI – REGIONAL BOM JESUS
ADUFPI – REGIONAL FLORIANO
ADUFPI – REGIONAL – PICOS
ADUFPI – REGIONAL – UFDPar
DCE – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

 

#ForaBolsonaroeMourão

#VacinasJá