Pular para o conteúdo

ADUFPI reúne-se em plenária com docentes do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI.

Na tarde dessa segunda-feira, 12 de julho de 2021, a ADUFPI realizou sua quarta plenária de discussão e mapeamento de demandas da categoria com docentes do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI.

A Presidenta da sindicato, Prof. Marli Clementino deu início a sessão saudando os docentes presentes e elucidando que as razões pelas quais estão sendo realizadas estas atividades se justifica pela construção de uma pauta coletiva de lutas a partir das demandas de cada centro.

De início, foi sugerido a criação de um Grupo de Trabalho para produção de textos a serem enviados, lidos e discutidos em congressos do ANDES – Sindicato Nacional, com o objetivo de desfazer a visão precarizada, negativa e empobrecedora que muitas pessoas e instituições tem a respeito do Ensino a Distância na UFPI, pois é o CEAD que tem oportunizado cursos de graduação para pessoas que nunca, em condições normais, poderão frequentar presencialmente uma graduação, seja pela distância, pelas condições socioeconômicas ou outros fatores que se somam na gama de empecilhos do cotidiano.

Foi sugerido a criação de espaços para diálogos abertos no qual seja reivindicado o melhoramento dos aparatos tecnológicos do CEAD. E aprofundar as discussões em torno do que é a educação a distância no âmbito da UFPI, pois mesmo com críticas a respeito de perspectivas liberalistas sobre esse formato de ensino, é preciso levar em conta, que a melhor maneira de lidar com o aprimoramento de um método de ensino versa sobre a melhoria estrutural daquele modelo e não sua marginalização.

Outra crítica pontual e que também surgiu em outros encontros, pautou-se a respeito do quadro de professores efetivos para lecionar no referido centro. Os docentes relataram que não há como contratar professores efetivos para um cursos no qual funciona por meio da aprovação de projetos.

Foi relatado que o curso de biologia do CEAD foi encerrado e se não houver a realização de um processo de vestibular, a coordenação irá encerrar o curso no final do ano. Os formandos remanescentes ainda estão em processo de colar grau e resolver demais pendências institucionais.  Nos foi informado que de 2016 até agora não veio nenhum repasse de verbas para que pudessem ser realizadas ofertadas de disciplinas. Nesse sentindo, a categoria sugeriu que seja produzido um documento para potencializar os impactos da ensino a distância no Piauí. O objetivo é o de problematizar questões pertinentes ao modelo de ensino a distância, e a partir da coleta de dados referentes a este objeto de estudo, viabilizar soluções práticas para a questão do ensino a distância e da universidade aberta.

Um ponto bastante peculiar foi apresentado pelos docentes do CEAD, e merece destaque nas observações a serem pautadas, refere-se ao trabalho contínuo para vencer determinados tabus e preconceitos sobre o CEAD e o ensino a distância na Universidade, pois é comum escutar erroneamente que essa modalidade de ensino retira vagas de outras pessoas, quando na verdade, oportuniza o privilégio da graduação para quem vive sob circunstâncias diferentes de quem pode frequentar presencialmente a universidade. O trabalho que dever realizado pela UFPI não é o de lutar contra a EAD, mas sim de lutar por uma EAD de qualidade, inclusiva e bem estruturada.

A Diretoria da ADUFPI, no exercício de suas funções, escutou atentamente todas as demandas apresentadas pelos docentes e fez o registro de cada uma delas. Informamos que seguiremos em diálogo constante com a categoria visando lograr soluções para as questões apresentadas.

A realização das plenárias por centros da UFPI seguirá seu cronograma e já tem sua próxima data de realização agendada. Amanhã, dia 13 de julho, às 15h será a vez de dialogar com docentes do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL. A reunião será feita de forma remota, via plataforma Zoom. Sua participação é muito importante para o levantamento de demandas referentes a cada centro de ensino da universidade.

 

Contamos com a presença de todas e todos.

 

ADUFPI EM TEMPOS DE LUTA.