Na manhã deste sábado, 6 de novembro de 2021, concretizamos a realização de mais uma importante etapa do Projeto Vida Flor para nossas associadas e associados. A Diretoria da ADUFPI, primeiramente, agradece a todas as pessoas que ajudaram a construir e fazer acontecer nossa Primeira Feira Agroecológica no sindicato. Muito obrigado pela confiança e o carinho.
E direto das comunidades camponesas do entorno de Teresina, a feira da ADUFPI contou com a participação de diversas agricultoras e agricultores da região que trouxeram para o sindicato, além de toda beleza e a sustentabilidade de alimentos livres de veneno e sem aditivos químicos, os conhecimentos agroecológicos que transcendem as discussões sobre uma alimentação saudável e englobam temas pertinentes como gênero, integração e cuidado da natureza, a diversidade humana, a luta contra todas as formas de opressão, dentre outros assuntos.
O artesanato local também esteve presente na feira. A valorização da cultura e da produção local é fundamental para a efetivação de laços mais concretos com nossas raízes e formas de resistência, pautada na coletividade , no respeito à cultura popular e à natureza.
A Presidenta da ADUFPI, Prof. Marli Clementino, destaca que é de suma importância que o sindicato continue pautando discussões a respeito desses novos modelos de sociedade e de convívio com práticas sustentáveis e agroecológicas, visto que sua aplicação em oposição às formas tradicionais capitalistas de produção de alimentos, supera em benefícios esse modelo que mais explora e danifica o planeta do que contribui com a melhoria de nossa alimentação e a qualidade de vida. Essa também é uma forma de resistir que se intersecciona com diversas bandeiras de lutas, desde o feminismo à luta de classes pelo direito à uma alimentação saudável e livre de veneno, sem o monopólio do agronegócio.
O Projeto Vida Flor cresceu. Agora, além de nossa Horta Agroecológica e as colheitas, contamos também com o Espaço Vida Flor, a ciclovia e o parquinho das crianças. Que tal inserirmos de vez em quando uma Feira Agroecológica em nosso calendário de atividades repleta de música, cultura popular e muita comida boa? Em breve nos encontraremos novamente com mais novidades. Forte abraço.
ADUFPI em tempos de luta!