Pular para o conteúdo

ADUFPI e SINTUFPI reúnem-se com a Equipe de Transição de Gestão da próxima reitoria da UFPI.

Na manhã desta quinta-feira, dia 07 de novembro de 2024,a ADUFPI e o SINTUFPI participaram de uma reunião com a Equipe de Transição de Gestão da próxima Reitoria da UFPI. Esse primeiro encontro com a nova administração teve como objetivo abrir um canal de diálogo, buscando desde já o entendimento e o compromisso com pautas fundamentais para a comunidade acadêmica e sindical.

Na ocasião, as representações sindicais apresentaram um conjunto de demandas e pautas locais abrangendo as categorias docente, técnica e discente, não só do campus sede mas também da multicampia. Entre os pontos levantados, destacam-se as reivindicações por melhores condições de trabalho, infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, e a valorização das(os) profissionais da educação e dos técnicos administrativos. As pautas foram expostas com a finalidade de garantir que a nova gestão tenha clareza das necessidades urgentes que impactam o cotidiano universitário.

Além disso, a ADUFPI e o SINTUFPI reforçaram a defesa intransigente da autonomia universitária, um princípio basilar que orienta a liberdade e a independência das atividades acadêmicas e administrativas da instituição. A autonomia é essencial para que a UFPI possa exercer plenamente sua missão educacional e científica, assegurando uma gestão que respeite os valores democráticos e a pluralidade.

Essa reunião marca a abertura do diálogo, pautado pelo respeito e pela busca de soluções efetivas para as demandas apresentadas, e primordialmente, o enfrentamento efetivo em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

A ADUFPI e o SINTUFPI reiteram seu papel vigilante e propositivo, sempre em defesa dos direitos e das condições de trabalho de docentes e técnicas(os) que têm como fim último de suas ações os(as) estudantes da UFPI.

Essa iniciativa revela a disposição das entidades sindicais em colaborar com a construção de uma universidade socialmente referenciada.

A ADUFPI e o SINTUFPI reiteraram seu compromisso em manter ativa a luta sindical a fim de garantir que a UFPI seja um espaço inclusivo, acessível e que responda, de fato, às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade.