Pular para o conteúdo

500 mil mortos pela pandemia da COVID-19

Ao atravessar a maior crise sanitária dos últimos anos, o Brasil registra neste mês de junho de 2021 a triste marca de 500 mil mortos pela pandemia da COVID-19. Mais do que a frieza dos números, o que assistimos são histórias de vidas sendo prematuramente interrompidas, famílias enlutadas.

Desde os primeiros registros de casos no país, o que vemos é a omissão do governo federal, com suas constantes trocas de ministros na pasta da Saúde, fato este que por si só demonstra os rumos equivocados das autoridades sanitárias e, sobretudo, do presidente da República, Jair Bolsonaro ( sem partido), que, diante de um discurso vazio, obscurantista e anti-ciência, pregou uma verdadeira cruzada na defesa de remédios ineficazes ( kit Covid),  sem nenhuma comprovação científica, para o tratamento da doença.

O resultado dessa desastrosa e cenosidade política se reflete no baixo numero de vacinas e de vacinados no país, algo que, no momento, ultrapassa pouco mais de 10% da população brasileira com a segunda dose. Neste cenário de lenta vacinação – única de controle da pandemia do coronavírus Sars-Cov-2 – o vírus ganha as mais distantes regiões do país, avançando no campo e na cidade, ceifando vidas e alimentando crises econômicas e sociais.

A Diretoria da ADUFPI reafirma seu compromisso de apoio à categoria, ao tempo que presta solidariedade a cada brasileira e brasileiro, a cada família piauiense e, em especial, aos nossos associadas e associados, bem como seus familiares, que sofrem com a perda de parentes e amigos.