Na noite da última quinta-feira (01), a ADUFPI foi palco do lançamento do livro “Pesquisar e escrever: progresso transgressor de desafios e descobertas”, organizado pela professora Georgina Quaresma Lustosa. A obra reúne trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Licenciatura em Letras Inglês do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). No lançamento, a professora organizadora da obra relatou o processo de escolha dos trabalhos, assim como o sentimento de alegria em realizar o evento. “Trabalhamos muito nos textos dos alunos, tiveram muitas revisões até o lançamento. É uma obra importante pois, certamente, quando um aluno visualizar o seu trabalho publicado em um livro, sentirá orgulho”, explicou Georgina Lustosa.
A obra é um marco para a educação do CEAD, tanto pela coletânea que reuniu, como para a trajetória dos estudantes que tiveram seus trabalhos eternizados no livro. Silvania Maria dos Santos, licenciada em Letras Inglês pelo CEAD da UFPI, externa a alegria e a emoção de ter seu trabalho escolhido para preencher esse importante livro. “É uma realização de um sonho. Foi uma emoção muito grande quando o meu orientador me informou que meu artigo foi selecionado, que gostaram do tema e que seria publicado. Foi uma satisfação tanto pessoal, como profissional. Fico muito honrada por, principalmente, ser pela Universidade Federal do Piauí”, contou Silvania Maria.
O lançamento foi realizado em meio a ‘Quinta Cultural’, evento semanal da ADUFPI. Na oportunidade, Carmen Lúcia Lima, diretora Sindical da ADUFPI, explicou a importância do espaço propício para o lazer e convivência. “A ‘Quinta Cultural’ é um momento da categoria se encontrar, dialogar. É um espaço de convivência. A ADUFPI cumpre com sua função social de propiciar esse espaço de convivência e de intensificação das amizades dos associados”, pontuou. Julinete Castelo Branco, Secretária Geral da Associação, completou destacando que a prioridade da ADUFPI é de sempre incentivar a cultura e, através de publicações de livros como a da professora Georgina, dar destaque e espaço às atualizações acadêmicas da universidade.
Adélia Machado