Professora Keylla Rejane lança seu livro: “Crianças Camponesas e o Protagonismo na Escola” no projeto Quinta Cultural da ADUFPI
Na última quinta-feira, dia 13 de janeiro, o projeto Quinta Cultural foi palco para o lançamento do livro Crianças Camponesas e Protagonismo na Escola, de autoria da Professora Keylla Rejane Almeida Melo. A obra apresenta um estudo sobre a escola no campo realizado com crianças numa perspectiva de protagonismo infantil, entendido na obra como a participação efetiva do coletivo de crianças em decisões no seu universo social. Participação como direito à voz contundente, com poder compartilhado de decisão num diálogo intergeracional com adultos.
Em entrevista para Assessoria de Comunicação da ADUFPI, a professora comenta que: O lançamento do meu último livro, intitulado “Crianças camponesas e protagonismo na escola”, foi um momento de muito encantamento e alegria. É um ponto alto da atividade de produção bibliográfica esse momento em que você entrega para a sociedade o resultado de anos de trabalho. O livro deixa de ser seu e ganha uma extensão imensurável. Elogios, críticas, reescritas, reflexões, inflexões dão vida à obra. É resultado da pesquisa de doutoramento, realizada com 20 crianças residentes em duas comunidades camponesas do centro norte piauiense, com as quais interagi por meio de grupos focais. A concepção de criança defendida é de um ser de experiências que pensa criticamente a realidade, a partir dos recursos de que dispõe na fase do desenvolvimento que está vivendo. Inclusive, suas ideias, pontos de vista, argumentações são condicionados amplamente pelas suas condições de existência. Com as crianças, conversei sobre o campo e a escola, e elas reivindicam e propõem melhorias para esses dois espaços. No livro, há diversos trechos nos quais as crianças denunciam indiferença, violência, medos, silenciamentos, opressões. Mas também falam de afetos positivos, de coisas que lhes tocam positivamente, de sonhos, de fantasias.
O lançamento contou com ornamentação e a colaboração das professoras Keyla Machado,Raquel Lima e Rosemary Vieira da Costa, onde as mesmas trouxeram para a decoração elementos que fazem alusão ao campo e todo o trabalho executado pela Professora Keylla Rejane.
“O livro é baseado em uma comunidade no interior de Nazária, então, toda vivência e toda experiência que o livro traz assim como estes itens, são para marcar o contexto do dia a dia das crianças em comunidades camponesas. Tudo o que está aqui remete ao trabalho feito pela professora Keylla, buscando trazer essa proximidade com o campo na ornamentação”, comenta a professora Keyla Machado.
A Diretoria da ADUFPI, saúda com muito apreço e consideração todo trabalho prestado pela professora Keylla Rejane em sua trajetória de ensino, pesquisas e extensão. Vivências, compartilhamento de saberes e contribuição social. Desejamos que este livro possa trazer em sua leitura a compreensão fundamental do papel das crianças na educação do campo. Nas palavras da autora:
“Eu pesquiso e escrevo para dar visibilidade àqueles que historicamente foram e são tornados invisíveis pela sociedade perversa em que vivemos. Crianças, parte integrante de populações camponesas… classe trabalhadora… pessoas cujos direitos negados lhes impossibilitaram e impossibilitam vida digna. E as crianças da pesquisa percebem e reclamam essa ausência de direitos, como crianças e também como pessoas do campo. Espero que este livro amplie as discussões sobre a Educação do Campo, mais especificamente sobre a educação escolar de crianças do campo. Que professores e estudantes das diversas licenciaturas, bem como gestores municipais de educação, utilizem-no como referência para estudos ”.