Pular para o conteúdo

Em assembleia, ADUFPI discute e aprova um conjunto de encaminhamentos sobre o processo de retorno presencial na UFPI.

As discussões sobre a proposta de retorno foram amplamente debatidas pela categoria docente durante assembleia virtual na última sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022.

Em assembleia virtual ocorrida na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, a categoria de docentes filiados à ADUFPI aprovaram uma série de encaminhamentos relativos ao retorno seguro das aulas presenciais na UFPI em 2022, sobre um plano de biossegurança, medidas de contenção contra a Covid-19 e ao retorno à presencialidade de atividades nos campi.

As propostas foram diligentemente discutidas e aprovadas por ampla maioria dos presentes àquela Assembleia Geral.

Confira as deliberações sa categoria:

1 – Construção de uma Assembleia Comunitária;

2 – Solicitar a suspensão da Reunião do Consun. Que a Minuta Geral de Biossegurança da UFPI seja discutida com a comunidade Universitária e que seja criado uma comissão (com as representações da Adufpi, DCE e SINTUFPI e terceirizados) para construir um conjunto de reivindicações (construído coletivamente) para o retorno das aulas na ufpi ( atendendo às especificidades de cada campi) a partir das diretrizes aprovadas pelo ANDES-SN na Reunião Conjunta dos Setores das IFES, IEES e IMES;

3- Que a UFPI apresente um plano coerente com as demandas de (servidores, discentes e terceirizados). E que a ADUFPI fiscalize, cobre e denuncie quaisquer eventuais desventuras durante o processo.

A comissão constituída durante a assembleia é composta pelos docentes:
1 – Emídio Marques de Matos Neto
2 – Vítor Eduardo Veras de Sandes Freitas
3 – Waleska Ferreira de Albuquerque
4 – Marta Maria Azevedo Queiroz
5 – Bruno Guedes Alcoforado Aguiar
6 – Marttem costa de santana

 

As propostas votadas serão encaminhadas para a Administração Superior da UFPI com o objetivo de construir de maneira participativa e transparente um minuta de retorno com vistas à realidade que se apresenta no âmbito da universidade, considerando toda comunidade acadêmica bem como suas demandas no que se refere ao retorno da presencialidade.

No início da assembleia, o Professor Emídio Marques de Matos Neto, representante da ADUFPI no Conselho Estadual de Saúde, fez uma apresentação sobre a situação do quadro epidemiológico da Covid-19 em Teresina. Apesar de os números apresentarem uma melhora nos índices de transmissibilidade da doença e a baixa na ocupação de leitos de UTI, o professor Emídio ressaltou a necessidade de não relaxar as medidas de segurança contra o novo coronavírus tendo em vista as possibilidades de retransmissão, infecção por novas variantes e não cobertura vacinal completa de toda população piauiense.

O professor também chama atenção para o surto de casos de H3N2 no qual tem levado um número considerável de pessoas às UBS em busca de atendimento médico para os sintomas dessa variante do vírus Influenza.

Esta análise se faz crucial para avaliar de maneira contundente um possível retorno de atividades nos campi da UFPI considerando a necessidade de adequação de diversos espaços na universidade como o restaurante universitário, a residência universitária, e ainda, fatores externos tal qual a crise do transporte público em Teresina, os surtos de síndromes gripais e as ameaças das variantes Delta e Ômicron.

A Presidenta da ADUFPI, Professora Marli Clementino, destaca que: É preciso pensar em resguardar vidas e agir de maneira planejada e humana. Correr o risco de iniciar um surto de casos, seja de Covid-19 ou gripe, no âmbito da UFPI em decorrência de falta de estrutura, de um plano de biossegurança que contemple toda comunidade acadêmica e a participação dos mesmos no processo de elaboração destas medidas, é no mínimo incoerente e displicente com toda categoria que já sofreu duras perdas e tem lidado com a falta de condições de trabalho e com a ausência de diálogos por parte da Administração Superior.