Pular para o conteúdo

Professora Carmen Lúcia, Diretora Sindical da ADUFPI ministra capacitação sobre educação indígena para Prefeitura de Teresina e Governo do Estado do Piauí

No dia 04/11/2022, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, em Teresina, a professora Carmen Lúcia Silva Lima, Diretora Sindical da Adufpi, ministrou uma formação para os professores da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que irão atuar na educação das crianças Warao. “Educação diferenciada – um direito indígena” foi tema abordado por nossa diretora sindical, que realiza pesquisa de natureza antropológica com este povo indígena desde o ano 2019, ocasião em que eles chegaram à capital teresinense como migrantes refugiados da Venezuela.

Além dos professores que ministrarão as aulas, da esfera municipal participaram da formação membros das equipes de coordenação pedagógica, da direção das escolas, da Coordenação de Alfabetização e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). Do Governo do Estado do Piauí, estiveram presentes representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC). Integrantes da Cáritas Arquidiocesana de Teresina também compareceram, levando consigo os educadores Warao, que irão acompanhar e participar do projeto educacional, que será desenvolvido pela SEMEC.

 

Carmen Lima destaca que: “Desde 2019, temos alertado sobre a necessidade de efetivação dos direitos indígenas para os Warao. Esta iniciativa da Semec, em parceria com a Seduc e a Cáritas, representa um passo importante no acolhimento e assistência das famílias Warao que vivem em nossa cidade. Desejamos que esse projeto seja potencializado e aprimorado, para que possamos seguir rumo a criação de uma política de educação diferenciada, pois é esse o direito que está assegurado aos povos indígenas na Constituição Federal”.

 

De acordo com Raquel Barros, educadora do Núcleo de Educação Indígena e Quilombola da Seduc: “A realização desta formação é muito importante por estar sendo feita em parceria com a Semec, Seduca e demais instituições. É desta forma que será potencializada e colocada em prática a educação Warao em Teresina”.

 

Atualmente, temos um contingente populacional de cerca de 310 indígenas Warao vivendo em 4 abrigos localizados no bairro Poti Velho, Vila Concordia, Memorare e Br 343. Sobre o acolhimento deste povo, através de acordo firmado entre os entes do poder público, ficou definido que ao Governo do Estado do Piauí compete a cessão dos prédios para o funcionamento dos abrigos e que à Prefeitura de Teresina cabe fornecer a assistência necessária aos indígenas.