Pular para o conteúdo

Nota sobre as condições reais das politicas de Inclusão na UFPI

A ADUFPI manifesta profunda preocupação com as condições reais de inclusão na Universidade Federal do Piauí e se solidariza com a aluna do Centro de Tecnologia que recentemente expôs suas dificuldades enfrentadas para acessar plenamente o ambiente acadêmico por falta de intérpretes de libras.

 

Situações como essa evidenciam a falta de uma estrutura adequada e de políticas efetivas nas universidades para a garantia da permanência estudantil de forma digna e equitativa. A inclusão não pode ser apenas um discurso formal, mas uma prática concreta, assegurada por meio de planejamento, investimento, compromisso institucional e social.

 

A efetiva inclusão de discentes e docentes sempre foi um pauta das ações sindicais e a ADUFPI já havia formalizado, via memorando, uma solicitação à Administração Superior para obter informações sobre as condições e ações de inclusão na UFPI. No entanto, até o momento, não obtivemos uma resposta. 

 

Reforçamos a necessidade de publicização dessas informações e da apresentação de um planejamento real e transparente sobre as medidas em andamento, e também as que serão implementadas para atender às demandas da comunidade acadêmica por políticas de inclusão.

 

Seguiremos acompanhando e cobrando providências junto com as  representações estudantis, exigindo a realização de ações concretas de inclusão na Universidade, pois garantir acessibilidade e permanência não é concessão, mas sim, um direito fundamental.