NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES DA UFPI

A Diretoria da ADUFPI vem a público manifestar toda sua solidariedade e apoio à luta das/dos estudantes da UFPI durante manifestação na última terça-feira (15) em frente à reitoria pelo retorno seguro das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Nos últimos meses, em especial durante esse período de pandemia, a ADUFPI tem reiteradamente alertado suas associadas e associados e exposto aos atuais gestores da Administração Superior da UFPI, via ofícios, reuniões e participação, com direito a voz, no CONSUN/CEPEX, a total ausência de diálogo e de transparência da instituição e que tal situação, além de uma grave ruptura dos marcos definidores da democracia universitária, poderia, a curto e longo prazo, promover um distanciamento, pela ausência de comunicação, entre sociedade e UFPI.

 

Na ausência do diálogo, a comunidade acadêmica passou toda a pandemia da COVID-19 sendo informada da atual crise orçamentária, das demissões dos terceirizados e das constantes incertezas sobre um eventual retorno das atividades presenciais pelos meios de comunicação externo à UFPI, o que tem afetado negativamente o cotidiano da instituição e trazendo incertezas, em especial, aos estudantes, técnicos e professores.

 

Os episódios registrados durante o ato de mobilização/manifestação dos estudantes em frente à Reitoria da UFPI, além de sinalizarem a falta de habilidade para o diálogo, constrangem toda a comunidade acadêmica e, por sua vez, decepcionam a sociedade piauiense. De acordo com os estudantes, os procedimentos adotados pelos gestores foi de desrespeito, com agressões e coação. No dia seguinte, em reunião do CONSUN, a administração superior desmentiu o ocorrido, contudo, até o presente momento, nenhum tipo de esclarecimento foi apresentado. As críticas e cobranças dos estudantes devem ser vistas à luz do espírito democrático,  como um princípio regulador da própria qualidade da excelência daqueles que exercem, no momento, a função de entes administrativos da instituição.

 

A ADUFPI entende que a situação não é isolada e reflete o atual momento da nossa instituição, por isso reafirmamos nosso apoio ao direito de manifestação, ao tempo que nos solidarizamos com os estudantes da UFPI, que se colocam a favor da educação pública, da transparência universitária e do retorno seguro das atividades acadêmicas.

 

 

ADUFPI em tempos de luta!