Pular para o conteúdo

NOTA DE REPÚDIO: Pela desclassificação do projeto UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS: o combate à violência contra as mulheres no Brasil do edital n. 09/2023 PIBEX/UFPI, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Extensão.

Venho a público apresentar esta nota de repúdio pela desclassificação do projeto UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS: o combate à violência contra as mulheres no Brasil do edital n. 09/2023 PIBEX/UFPI, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Extensão.

 

O referido projeto teve início em março de 2023 e tem desenvolvido ações em escolas públicas, instituições parceiras e na própria UFPI, no campus de Picos-PI. Dentre os objetivos do projeto menciona-se: Propiciar a compreensão das diversas formas de violência praticadas contra as mulheres na sociedade brasileira; e socialização de informações sobre a legislação de combate a violência de gênero e medidas de proteção às mulheres no Brasil contemporâneo. Essas ações tem sido desenvolvidas através de palestras, debates e de redes sociais, como o perfil no instagram: @projetoexteufpi, onde também divulgamos as ações que realizamos.

 

Segundo o Anuário da Segurança Pública, em 2022, houve aumento de todas as formas de violência contra a mulher no Brasil. Em 2022, 1.410 mulheres foram vítimas de feminicídio, o que representa um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior. Destaca-se ainda que em 2023, a estudante de jornalismo Janaina da Silva Bezerra foi cruelmente violentada e assassinada por Thiago Mayson da Silva Barbosa, estudante de pós[1]graduação, nas dependências da própria UFPI. Os fatos expostos indicam que o projeto de extensão que coordenamos é de extrema relevância, pois a violência contra a mulher na sociedade brasileira é um caso de calamidade pública.

 

Observamos que os referidos projetos são avaliados por pares que coordenam propostas que estão concorrendo a bolsas no mesmo edital. Consideramos que a avaliação realizada sobre o projeto que coordenamos, desconsiderou a relevância do mesmo para a formação das/dos discentes e seu mérito, enquanto ação de intervenção na realidade social. Ressaltamos, que no edital PIBEX do ano de 2022, o projeto supracitado, foi contemplado com duas bolsas e que não houve nenhuma modificação no mesmo, portanto; sua desclassificação no ano de 2023, é injustificável. Atribuímos esse resultado, meramente à subjetividade na avaliação do projeto na edição do ano em curso. Destacamos que as bolsas são importantes porque auxiliam financeiramente estudantes, cujas famílias possuem baixa renda, muitos dos quais são oriundos de outras cidades e que precisam desses recursos para se manter na universidade.


Sugerimos que a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UFPI, ao fazer a distribuição dos projetos para análise, tenha mais atenção à competência dos avaliadores, no que concerne as áreas e temas relacionados às propostas submetidas. Uma comunidade que não se indigna com a injustiça e não aprende a combatê-la, está fadada a contribuir com a reprodução trágica de crimes hediondos. BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!


Atenciosamente,

Olívia Candeia Lima Rocha

Professora do Curso de História/CSHNB-UFPI