Mesmo diante das mais diversas dificuldades, professores e professoras de todo o país seguem em luta em defesa de uma Educação Pública, fazendo dela instrumento de conscientização e emancipação humana.
Celebrar a nossa profissão exige também que nos atentemos ao grave momento que vivemos. A educação vem passando por profundos desafios, fruto de projetos que precarizam o trabalho docente e a nossa ação educativa. Nos últimos anos, retrocedemos em conquistas duramente obtidas.
Os orçamentos para a área da educação são os menores em décadas; a universidade pública assiste à sua desestruturação, refletida nos cortes orçamentários, na não implementação da carreira docente, na redução da assistência estudantil e de acesso à pesquisa e à extensão; sem esquecer do cerceamento ideológico que avança, questionando a liberdade na atuação docente como exercício do pensamento investigativo e da inquietude que nos faz humanos.
Seguiremos, juntas, juntos e juntes de punhos em riste na defesa intransigente da Educação Pública, gratuita e de qualidade e em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Nesse dia 15 de outubro, saudamos a trajetória de luta, força e resistência da nossa categoria docente, organizada há 43 anos na ADUFPI. Celebramos a nossa capacidade de ousar, de lutar e de defender a Universidade Pública Brasileira, um dos maiores sistemas públicos e gratuitos de ensino superior da América Latina.
Pela imediata reposição do orçamento das instituições públicas de ensino superior! Defender a Educação Pública, essa é a nossa escolha!