Queremos manter vivo o sonho de ingressar na universidade e conquistar o ensino superior. Esta também é uma missão de toda categoria docente. Mais de um mês após o assassinato da estudante de jornalismo Janaina Bezerra na Universidade Federal do Piauí, o rastro de feridas continua a afetar diretamente as vidas de muitas pessoas, sobretudo, das que vivem no bairro em que a estudante morava.
Devido ao ocorrido, muitas pessoas têm deixado de lado o sonho de ingressar no ensino superior por medo da falta de segurança nos Campus. Sendo assim, é nosso dever levar a educação para onde for necessário, e na noite de ontem, 16 de março, a Diretora de Imprensa, Juliana Teixeira, compareceu à Unidade Escolar Chagas Rodrigues, lugar onde Janaina estudou, para dialogar com professores e professoras, mas sobretudo, com as/os alunos sobre a importância de ingressar no ensino superior.
Projetar uma perspectiva de futuro e mudanças na mentalidade das juventudes é um trabalho difícil mas necessário. Estar presente nestes espaços e empoderar mentes após o ocorrido é uma maneira de cuidar das cicatrizes que o tempo trouxe. Para nós do sindicato, queremos que muitas Janainas ingressem na UFPI, mas queremos também, condições dignas para o acolhimento, em especial, para as mulheres!
A mãe de Janaina, Dona Socorro e a madrinha Dona Francisca compareceram ao encontro como forma de motivar todas as pessoas presentes a persistirem em seus sonhos, e nos deixaram uma linda lição: Todos nós queremos viver. E para viver bem precisamos de boas escolhas. E a universidade é isso. Um espaço onde podemos ter o poder da escolha e assim mudarmos a nós mesmos e o ambiente ao nosso redor”.
A memória de Janaina Bezerra transborda em esperanças as próximas gerações e nos dá um rumo para seguir: Educar, proteger e abrir espaços para que cada vez mais, nossa Universidade tenha um acesso ampliado de ingresso. Viva Janaina. Viva o ensino superior. Viva a educação pública e gratuita.