Equipe de Badminton da ADUFPI é destaque no VI Open Timonense de Badminton.

Sob orientação do Professor Mário Paiva, os atletas do sindicato subiram ao pódio, conquistaram medalhas e trouxeram o OURO para o sindicato.

O Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. E em Teresina, o esporte tem ganhado popularidade e cada vez mais adeptos.

 

Neste final de semana, nos dias 18 e 19 de dezembro, aconteceu o VI Open Timonense de Badminton, no Centro da Juventude Francisco Carlos Jansen. O evento faz parte das festividades do aniversário de Timon, um dos maiores eventos da modalidade na região, sendo esperado por vários clubes e atletas de diferentes estados, e o time da ADUFPI esteve presente nas competições, trazendo a medalha de ouro na categoria dupla masculina master com o Professor Mário Paiva e Fernando Carvalho

 

“Nossa participação no evento foi muito positiva, apesar do número de participantes da ADUFPI ter sido razoável, devido muitos já estarem viajando nesta data. Poderíamos ter ido com um número maior de alunos/atletas”, comenta o Professor de Badminton da ADUFPI, Mário Paiva.

 

Este ano, o evento contou com a participação de 112 atletas, 15 clubes de dez cidades, de seis estados (MA – PI – CE – PA – SP e PE). As faixas etárias foram de atletas de 6 a 18 anos, nas categorias sub 09, sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e sub 19, além das categorias adulto e master.

 

A equipe que representou a ADUFPI foi composta pelo Professor Mário Sérgio de Paiva Dias Filho – Colégio das irmãs/ADUFPI (Simples Masculino Sub 11 e Dupla mista sub 13),Júlia Barbosa Nogueira (Simples Feminino sub 15 e Dupla mista sub 15), João Arthur de Carvalho Chaves – (Simples Masculino Sub 17 e Dupla Mista sub 15),João Pedro de Jesus Carvalho – (Simples Masculino e Dupla Masculina sub 17),Bruno Aires dos Santos – (Simples Masculino e Dupla masculina Sub 17),Enzo Charahua – (Simples masculino Sub 19) – CONVIDADO A REPRESENTAR A ADUFPI, Edgar Charahua Cabanillas (Simples e Dupla masculina Master) – CONVIDADO A REPRESENTAR A ADUFPI ,José Artur de Carvalho (Simples Masculino e Dupla Masculina Master) – ADUFPI/Joca Claudino,Fernando Antônio Carneiro de Carvalho (Simples masculino e Dupla masculina Master) – CONVIDADO A REPRESENTAR A ADUFPI, Filinto Lopes (Simples masculino Master) – CONVIDADO A REPRESENTAR A ADUFPI, Prof Mário Sérgio de Paiva Dias – ADUFPI (Simples Masculino e Dupla Masculina Master).

 

Perguntado sobre como a parceria da ADUFPI e o badminton têm favorecido o cenário esportivo local, o Professor Mário Paiva afirma que avalia de maneira positiva a contribuição do sindicato, “pois devido a pandemia muitos locais deixaram de ofertar a prática da modalidade. E a ADUFPI, acreditando no trabalho também como promoção de saúde e qualidade de vida, permaneceu dando continuidade a essa oferta. Acredito que o badminton como prática recreativa, além da promoção de saúde e qualidade de vida, desenvolve e muito o esporte e o diferencial aqui na ADUFPI é a possibilidade de a família poder praticar junto este esporte, na mesma aula. Ajuda a desenvolver qualidades físicas como coordenação motora, flexibilidade, agilidade, atenção, etc. Não esquecendo também o Fair play e respeito ao adversário”.

 

Para os próximos campeonatos, o professor ainda destaca que: Estamos com uma boa perspectiva para o ano que vem, cada vez mais incentivando este esporte, seja ele como prática esportiva de rendimento ou recreativo, tornando o aluno ativo para não se tornar um indivíduo sedentário. Vamos aguardar o calendário anual sair.

Não temos a estrutura necessária para o desenvolvimento da modalidade a nível de rendimento (quadra coberta, fechada), mas como recreativo temos esta oportunidade, que ajuda muito nossos alunos a melhorar suas aptidões relacionadas anteriormente, que sabemos, são importantíssimas para nossa vida como um todo.

 

A ADUFPI parabeniza todas as/as suas/suas atletas pelas conquistas, as medalhas, mas principalmente por carregar no peito nossa marca de nosso sindicato que tanto preza pela saúde, o bem-estar e principalmente pela valorização do esporte como meio de alavancar carreiras e desenvolver atletas de alta qualidade.

 

Confira o quadro de medalhas nas competições

 

 

No sábado:

Categorias menores:

 

🥇Mário Sérgio Filho – simples Masculino Sub 11

🥈 Mário Sérgio Filho e Rafaela Charahua – dupla mista sub 13

🥉 🥉Júlia Nogueira e João Artur – dupla mista sub 15

João Pedro e Bruno Aires – dupla masculina sub 17.

 

No domingo:

Categoria master

 

Simples master:

🥇 Fernando Carvalho

🥈 Mário Paiva

🥉 José Artur

 

Dupla masculina master:

 

🥇Fernando Carvalho e Mário Paiva

🥉 José Artur e Edgar Cabanillas