Pular para o conteúdo

Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções

Diretores da ADUFPI participam em Brasília do Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções do governo Bolsonaro nas instituições de ensino superior, promovido pelo ANDES-Sindicato Nacional.

Reunindo mais 30 seções sindicais, o seminário teve início nesta quarta-feira (11) e segue até amanhã (12). Entre os temas debatidos, estão o projeto histórico de Universidade do ANDES-SN e a defesa da democracia, autonomia e estratégias de lutas; o militarismo do governo federal; e as consequências das intervenções para o ensino, a pesquisa e a extensão.

No encontro, os representantes das entidades sindicais, e reitores eleitos e não empossados compartilharam relatos sobre a situação das instituições sob intervenção, a exemplo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nesta situação há quase dois anos. O evento pode ser acompanhado pelas redes sociais do ANDES-SN. Na mesa de abertura ressaltou-se que as intervenções corroboram para a perda de autonomia das universidades pois não respeitam a escolha da comunidade acadêmica e instaura insegurança institucional.