Honrando o compromisso em garantir a transparência e o cumprimento de demandas pertinentes à toda comunidade acadêmica, a ADUFPI torna público o conjunto de solicitações enviadas à Reitoria da Universidade Federal do Piauí, via ofícios, no que se refere às condições estruturais, tecnológicas, de informação, trabalho e de respeito ao regimento interno da universidade, sob justificativa de apreciação por direito de todas e todas que compõem a Universidade Federal do Piauí, a saber;
Tão logo iniciou-se o mês de maio, aos dois dias do corrente mês, ano de 2022, por meio do Ofício Nº115/2022, a ADUFPI solicitou informações a respeito da quantidade de funcionários terceirizados, por campi e por centro, demitidos da UFPI em face da pandemia de Covid-19, bem como os critérios pelos quais se valeram a instituição para efetivar esses cortes, e ainda, a quantidade atual de empregados terceirizados. Este ofício corrobora e reitera a solicitação contida no Ofício Nº 184/2021, com data de 27 de agosto de 2021 e que versa sobre o corte de verbas para custeio destas despesas no âmbito da UFPI. Informamos a toda categoria que infelizmente, não obtivemos respostas por parte da Administração Superior e da Pró-Reitoria competente sobre o assunto.
No transcorrer do tempo, aos nove dias do mês de maio de 2022, a ADUFPI fez nova solicitação à Administração Superior, desta vez, via Ofício N°126/2022, solicitando à Srª. Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, informações sobre a necessidade de abertura na discussão sobre a Resolução N°020/2014/CONSUN ao qual estabelece normativas e procedimentos para remoção e redistribuição de docentes na UFPI, em que o sindicato solicita providências a fim de que estes procedimentos fossem realizados. E ainda;
1 – Códigos de vagas disponíveis na UFPI por departamentos e campi
2 – Quantidade de remoções realizadas, bem como, as motivações para referidas movimentações.
Às nossas indagações sobre estas pautas, também não obtivemos resposta para estas tratativas.
Mais recente, como é sabido e foi amplamente divulgado em nossos canais de comunicação, aos doze dias do corrente mês de maio de 2022, por meio do Ofício N°132/2022, o sindicato solicitou providências a respeito do Sistema SIG/SIGAA e a ampliação de prazos em face da instabilidade no sistema SIG da UFPI. Diante da ausência de respostas, reiteramos a solicitação, desta vez via Ofício Nº 136 a respeito da mesma instabilidade do sistema ao qual ocasionou prejuízos operacionais ao corpo docente e discente da Universidade Federal do Piauí, em ambos os ofícios, a ADUFPI reitera urgentemente as seguintes questões:
1- Ampliação das datas para registro de atividades da graduação em função do problema no sistema persistir
2- Planejamento de atividades que exigem o uso do SIGAA não coincida com o mesmo período, considerando a já evidenciada dificuldade no sistema.
Sobre esta questão, ressaltamos ainda os prejuízos sofridos pela categoria docente na realização de atividades dependentes do sistema. Assim constando o conjunto de demandas apresentadas pela ADUFPI, sem repostas por parte da Administração Superior, destacamos a necessidade imediata de reparação das falhas operacionais o mais breve possível, assim como, prorrogação dos prazos para inscrição e registro de atividades acadêmicas e manifestação pública pela Reitoria no que diz respeito a esta situação.
Ainda no dia 18 de maio de 2022, a Presidência da ADUFPI, por meio do Ofício 170/2022, torna público o convite feito ao sindicato para reunião presencial, por solicitação da Superintendência de Recursos Humanos desta IFES, realizada hoje, dia 23.05.2022 (segunda-feira), às 9 horas, no Salão Nobre da Reitoria, cuja pauta tratou de assuntos relacionados ao Acórdão TCU referente à URP dos Docentes/UFPI. Sobre a reunião de hoje, a ADUFPI emitirá nota informando as discussões ali realizadas.
Sem mais para o momento e certos da compreensão de todas e todos, deixamos registrado este balanço de solicitações feitas pelo sindicato à UFPI, para informação de nossas associadas e associados.
A Diretoria.