Nesta quinta-feira, dia 16 de março de 2023, a ADUFPI compareceu ao ato unificado pela resolução dos problemas no transporte público da capital teresinense. O ato organizado pelo movimento estudantil e trabalhadores do transporte público ocorreu na Praça do Fripisa. Contou com a participação de seções sindicais, movimentos populares, sociais e também com o apoio da sociedade piauiense.
A crise no transporte público afeta diretamente a condução de atividades dentro e fora das universidades, e ainda, lesa diretamente a classe trabalhadora, uma vez que, motoristas e cobradores estão a mais de 40 dias sem receber os devidos salários, tendo assim, seus direitos rapinados pelas negociações entre as instâncias municipais.
A ADUFPI apoia e acolhe a luta de estudantes e trabalhadores do transporte público, pois vê nesta situação uma oportunidade para somar esforços na luta deste dilema que tem interferido fortemente na condução das aulas em todas as instituições de ensino da capital, e também prejudicado a classe trabalhadora piauiense como um todo.