Na tarde dessa sexta-feira, dia 23 de julho de 2021, a ADUFPI realizou seu terceiro Webinário de Formação Política do sindicato. Desta vez, a agroecologia foi o mote central do encontro. O tema proposto foi “Agroecologia: bem viver no campo e na cidade. A Presidenta da ADUFPI, Professora Marli Clementino, deu início a sessão explicitando que essa iniciativa tem o objetivo de dialogar com a categoria e chamar atenção para a importância de uma alimentação saudável entendendo a agroecologia como ciência indispensável para os dias atuais.
A mesa foi composta pela professora Valéria Silva do departamento de ciências sociais da UFPI, Pós-doutora pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA). E pelo professor Caio Meneses, Professor CPCE/UFPI, Engenheiro de Pesca, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UFRPE/UAST, como mediador do encontro.
As discussões a respeito de práticas sustentáveis e integrativas que objetivam formas saudáveis de produções alimentares, sem intervenções de agrotóxicos e que problematizam o lobby do agronegócio como única forma de abastecimento das populações, tem ganhado espaço e popularidade, sobretudo, na figura da Agroecologia.
Em sua participação a professora Valéria Silva destacou como a agroecologia se mostra uma ciência que visa uma quebra no padrão alimentar das pessoas e da produção capitalista do agronegócio. A agroecologia é capaz de orientar as diferentes estratégias de desenvolvimento rural sustentável, avaliando as potencialidades dos sistemas agrícolas através de uma perspectiva social, econômica e ecológica. Entretanto, não apenas como uma forma de consumir alimentos sem venenos, mas sim, como bandeira de luta e instrumento de ação social, pensada como uma promessa de renovação do social, dos sistemas técnicos e como fonte de mudanças culturais.
As práticas agroecológicas, atuam como um sistema complexo de atividades, agregando diferentes categorias e grupos sociais, apto a mobilizá-los enquanto alternativa social com métodos e técnicas capaz de superar as problemáticas do atual padrão de agricultura e de desenvolvimento.
A Diretoria da ADUFPI agradece a participação de todas e todos e aguarda ansiosamente pelo próximo encontro.
ADUFPI EM TEMPO DE LUTA.