Pular para o conteúdo

ADUFPI PARTICIPA DE ATIVIDADE DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO NO PIAUÍ

Nos dias 13 e 14 de setembro foi realizada atividade da Campanha Nacional pelo Direito à Educação junto ao Comitê Piauí da Campanha, no Auditório do CCE, UFPI. O objetivo desse encontro foi discutir os desafios da educação no contexto atual, bem como o compromisso com a educação pública de qualidade e a defesa do Plano Nacional da Educação (PNE).

 

Marli Clementino, presidenta da ADUFPI, disse na solenidade que é preciso materializar as reivindicações do PNE. “Nos motiva saber que há candidatas e candidatos que estão se comprometendo com a educação pública, gratuita e de qualidade. Nós da ADUFPI colaboramos nas discussões para elaboração da Carta Piauí em Defesa da Educação e esperamos que os candidatos eleitos defendam a educação”, completou Marli.

 

Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, destacou que o Comitê Piauí é uma referência para os comitês regionais com relação ao trabalho acadêmico que subsidia a luta pela educação. “A Campanha integra a campanha global, latino-americana e lusófona pela educação. Nesses dois dias de evento aproveitamos e aprendemos bastante, pontuando a importância do monitoramento e da defesa do PNE”, pontuou a educadora.

 

Samara de Oliveira Silva, professora da UESPI Campus Parnaíba, pontuou que o evento é muito importante para a educação pública e que, no segundo dia, foi realizada a assinatura da Carta Compromisso Nacional pelo Direito à Educação e da Carta Piauí em Defesa da Educação Pública. “Essa carta trata sobre a revogação da Emenda 95, condições adequadas de financiamento, de acesso e de permanência nas instituições de ensino, entre outros temas indispensáveis para a educação”, pontuou a professora.

 

Entre os órgãos que elaboraram a Carta Piauí em Defesa da Educação Pública estão o  Fórum Piauiense de EJA; Fórum Piauiense de Educação do Campo-FOPEC; Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas e Gestão da Educação – NUPPEGE-UFPI; Comitê Piauiense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Movimento Interfórum de Educação Infantil – MIEIB; Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE-PI; Movimento Nacional de Direitos Humanos no Piauí-MNDH; Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE; Núcleo de Ensino, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo – NUPECAMPO; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP, entre outros. A carta foi lida na solenidade por algumas das representantes das entidades presentes.

 

Alguns candidatos ao governo do Estado e candidatos à cargos legislativos estiveram presentes na solenidade para assinarem a carta. A organização da Campanha afirmou que a solenidade da quarta-feira (14) é só o pontapé inicial e que ao longo do período eleitoral os demais candidatos também podem se comprometer com a carta compromisso.