Nos dias 23 e 24 de abril de 2025, a ADUFPI esteve nos campi de Picos e Floriano com o projeto ADUFPI Itinerante, iniciativa que amplia a presença sindical nas diversas unidades da UFPI.
Em Picos, no dia 23, realizamos encontros produtivos com docentes da multicampia, que puderam compartilhar vivências, desafios e sugestões para a melhoria das condições de trabalho e ensino. O projeto proporcionou um espaço de escuta coletiva e acolhimento, no qual pautas locais foram debatidas em profundidade.
No dia 24, em Floriano, a Diretoria promoveu mais um importante momento de diálogo, reafirmando o compromisso com a base, ouvindo demandas específicas e reforçando a importância da participação ativa da categoria nas lutas pela carreira docente, pela autonomia universitária e por condições dignas de trabalho.
A Presidenta da ADUFPI, professora Escolástica Santos reforça que: a presença do sindicato na multicampia é fundamental para unidade na construção da pauta coletiva de luta. Visamos promover uma vivência e o contato direto com a realidade das professoras e professores que trabalham fora de Teresina, compreendendo as demandas locais como ponto de partida para buscar encaminhamentos profícuos.
Já a Diretora de Comunicação e Imprensa, professora Edivania Lima, destaca que o sindicato “precisa ir aonde a categoria docente está e realizar o processo de escuta”. É por meio destes encontros que conseguimos vislumbrar em quais eixos a ADUFPI precisa atuar de forma mais específica, em consonância com a multicampia”. A multicampia da UFPI não pode ser invisibilizada — e a luta é coletiva.
Em Picos, em Floriano e em toda a UFPI, a ADUFPI resiste, ensina, luta e constroi junto com a categoria!