Pular para o conteúdo

ADUFPI inaugura o Projeto Vida Flor

Hoje, dia 1 de julho de 2021, a Diretoria da ADUFPI deu início às atividades do Projeto Vida Flor. A iniciativa tem como objetivo a construção de um espaço de acolhimento voltado para o bem estar e saúde de nossas associadas e associados. Na manhã de hoje, tivemos a abertura da horta agroecológica da ADUFPI juntamente com a equipe do Sítio Terra Mãe que é parceira do sindicato, e que também foi responsável pela idealização e construção da horta.

A Presidenta da ADUFPI, Prof. Marli Clementino, explica que a realização do projeto não é somente para o cultivo de alimentos saudáveis mas sim para criar, além de uma cultura de alimentação saudável, um complexo cultural que agregue e traga nossas aposentadas e aposentados, crianças e a comunidade em geral para dentro do sindicato. E informou que a horta vai estar em um processo permanente de produção e distribuição de hortaliças para nossas sócias e sócios.

Durante a abertura das atividades foram distribuídos pés de alfaces, no entanto, a horta tem uma variedade maior de hortaliças em fase de crescimento, tais como, tomate, manjericão, hortelã, gengibre, vick, pimentas de cheiro, rúcula, jambu, dentre outras, assim também como PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

A Prof. Valéria Silva, elucidou que é de suma importância estabelecer conexões e sistemas que agreguem e sensibilize as pessoas com essa outra maneira de estar no mundo, de cuidar de nossa alimentação, de trocar conhecimentos, fortalecer nossa cultura e de conviver com a terra.

O projeto também prevê a realização de oficinas com aulas permanentes de yoga, meditação e de culinária saudável, mas sobretudo, oficinas que incentivem o convívio agroecológico.

O Prof. Milcíades Gadelha de Lima, elogiou a iniciativa do sindicato e pontuou que é importante propagar iniciativas dessa magnitude para que possamos, cada vez, impulsionar o consumo de alimentos saudáveis e livre de agrotóxicos.

A distribuição de alface continuará nos próximos dias. As (os) docentes interessadas (os) devem dirigir-se à sede social e solicitar suas hortaliças. É importante trazer recipientes para o transporte adequado dos vegetais.