Pular para o conteúdo

ADUFPI e representações sindicais lançam a campanha pela Jornada de Lutas, que tem como tema central “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”.

Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (25) no Salão Social da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, a categoria de docentes federais da UFPI, junto às representações sindicais do SINTE, SINDIFPI, SINTRAJUFE, ANDES, SINDSERM, ADCESP, SINTUFPI, CSP Conlutas e Sintsprev, lançaram a Jornada de Lutas que tem como tema central “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”. De 25 a 29 de abril, as e os docentes farão paralisações e atos nos estados, com indicação de atividades nas universidades, institutos e cefets. Uma agenda complementar será realizada em Brasília, em conjunto com as servidoras e os servidores públicos federais.

As entidades reivindicam uma negociação direta com o Governo Federal e o Ministério da Economia para tratar da reposição salarial emergencial de 19,99% de forma linear para todas as carreiras de estado, referente aos índices inflacionários desde o início do Governo de Jair Bolsonaro, de 2020 a 2022. Recentemente, o Governo anunciou uma suposta proposta de 5% de reajuste para todas as categorias ao qual se mostra insuficiente para as categorias, haja vista que é um percentual insuficiente para atender às perdas salariais, que chegarão ao final de 2022 ao patamar de 30% a 40% de perda de poder aquisitivo. Todo esse processo ocorreu de forma não transparente, antidemocrática e sem participação das representações de servidores federais.

Sem aceno por parte do governo, servidoras e servidores, por meio do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonsefe), irão levar suas propostas aos presidenciáveis em evento que será realizado no mês de maio deste ano no Rio de Janeiro. Além da recomposição inflacionária e das demandas de reestruturação de carreiras, o funcionalismo deve pedir aos pré-candidatos a revogação da Emenda Constitucional nº 95, que criou o teto de gastos públicos, bem como a revogação da PEC 32 que privatiza e dificulta o acesso aos serviços públicos básicos essenciais.

Até a data do encontro no próximo mês, as entidades pretendem intensificar as mobilizações em torno da pauta como forma de resposta à negativa apresentada pelo Governo com o objetivo de angariar e unificar as lutas pela reposição salarial emergencial a fim de pressionar o poder público para que a classe trabalhadora tenha seu direito de voz garantido. Além dessas mobilizações, no Piauí, durante assembleia geral ordinária com a categoria docente, ocorrida na último quinta-feira (21), os docentes aprovaram um calendário de lutas em que diversas atividades serão realizadas até a data de paralisação nacional de atividades no próximo dia 28 de abril, confira a programação:

Amanhã, terça-feira dia 26 de abril das 14h30min até as 16h30min ocorre o Seminário sobre as perdas salariais e a conjuntura de ataques a classe trabalhadora, com a palestra de Atnágoras Lopes) da CSP – Conlutas;

 

27/04

Quarta-feira – Divulgação e entrega de materiais de agitação da nossa semana nacional de luta: Cards, faixas, a arte da camiseta da campanha salarial, outdoor;

28/04

Quinta-feira – Dia Nacional de Paralisação   – Fazer em conjunto   com as demais entidades da educação do campo sindical, popular e de juventudes, para a construção de atividades;

29/04

Construção Coletiva do 1º de maio com FÓRUM DE ENTIDADES SINDICAIS, POPULARES E DE JUVENTUDE, PELOS DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS – PIAUÍ.