Pular para o conteúdo

ADUFPI e Novembro azul: sindicato dos docentes realiza roda de conversa sobre a saúde do homem.

Na noite desta quinta-feira dia,11 de novembro de 2021, a Diretoria da ADUFPI, em parceria com a Liga Acadêmica de Urologia da UFPI (LAU) realizaram a roda de conversa sobre a atenção e o cuidado do homem em alusão ao novembro azul, mês adotado para informar melhorias à saúde do público masculino e como se prevenir contra o câncer de próstata.

A mediação do evento conduzida pelo Diretor de Esportes, João Paulo Sabino, contou com a participação dos sócios do sindicato e o púbico masculino convidado para adquirir informações de confiança e que ajudam a desmistificar tabus e preconceitos no que se refere à exames e procedimentos preventivos. O Prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso e a Profa. Carla Maria de Carvalho leite, diretor e vice diretora do Centro de Ciências da Saúde, também estiveram presentes.

Só no Brasil,conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

A Liga Acadêmica de Urologia, pontua que entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC), e ainda, o Exame da próstata, que em virtude do preconceito que envolve o método, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Em mais um encontro formativo para seus sócios, a Diretoria agradece a participação de todas e todos e reforça: Cuidar da saúde, também é coisa de homem!

ADUFPI em tempos de luta!