Na tarde desta terça-feira(20), a ADUFPI se juntou ao ato público ‘Contra o Feminicídio – Parem de Nos Matar’, realizado na escadaria da Igreja São Benedito, no centro de Teresina. O evento reuniu seções sindicais, movimentos sociais e organizações estudantis em uma demonstração de força e solidariedade contra a violência de gênero.
O feminicídio é um problema grave no Brasil. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que em 2023 o país registrou uma média de um feminicídio a cada 7 horas, destacando a urgência de uma resposta efetiva. Esses números indicam uma crise persistente que exige ação imediata e coordenada.
Além de chamar a atenção para as estatísticas alarmantes, o evento serviu como um lembrete de que a luta contra o feminicídio é uma responsabilidade coletiva. ‘O feminicídio é um crime contra toda a sociedade. A luta pela dignidade e segurança das mulheres deve ser uma causa de todos/as/es. Juntas/os/es, somamos forças capazes de transformar o presente e garantir um futuro justo, pleno e seguro a todas as mulheres e meninas.