Pular para o conteúdo

ADUFPI atua em caso de ameaças no campus de Floriano e cobra providências institucionais

 

No dia 10 de julho de 2025, um grupo de docentes do campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI, em Floriano, buscou a Diretoria da ADUFPI para relatar situações graves de insegurança, incluindo ameaças de morte feitas por um membro da comunidade acadêmica em relação a professores e estudantes. Diante da gravidade dos relatos, a Diretoria e sua assessoria jurídica, encaminhou imediatamente a demanda à Reitoria da UFPI, solicitando uma audiência, que foi realizada no dia 17 de julho de 2025, com a finalidade de dialogar sobre a pauta. 

Como desdobramento das ações, a Polícia Federal  abriu um processo de investigação e determinou o cumprimento de medidas cautelares, dentre elas, o afastamento do investigado e a proibição de contato com membros da comunidade universitária.

A atuação rápida e articulada da Diretoria demonstrou a capacidade de resposta da ADUFPI frente a situações críticas que colocam em risco nossas(os) associadas(os) no ambiente de trabalho. A ação priorizou a escuta das vítimas, a mediação responsável e a preservação do ambiente universitário, visando um efetivo combate à violência, sem expor os envolvidos. Na ocasião, a gestão da UFPI me comprometeu em acionar as instâncias responsáveis pelo atendimento de saúde para acolhimento do acusado que supostamente possa estar em processo de adoecimento psíquico.

Destacamos que fortalecer mecanismos de prevenção, garantir acolhimento e exigir que os canais institucionais funcionem, são passos indispensáveis para que episódios de violência como este não se repitam.

A atuação da Diretoria da ADUFPI  foi marcada pela agilidade e responsabilidade em defender a categoria docente, bem como toda a comunidade acadêmica, buscando soluções institucionais que priorizam a segurança e o respeito no ambiente universitário. Mais do que responsabilizar, o foco está em fortalecer os mecanismos de proteção e apoio, garantindo que situações de ameaça sejam tratadas com seriedade e eficácia, sempre com compromisso ético e respeito à dignidade de todos. Seguiremos vigilantes e acompanhando o processo.