Pular para o conteúdo

A solenidade de 45 anos da ADUFPI reuniu ex-presidentes, multicampia e representações sindicais na noite desta quarta-feira, dia 12 de junho.

Na noite desta quarta-feira, dia 12 de junho de 2024, a Diretoria da ADUFPI realizou no Salão Social do sindicato, duas mesas comemorativas para marcar e celebrar os 45 anos de fundação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piaui.

A solenidade contou com a presença de ex-presidentes do sindicato, representações dos movimentos sociais, estudantis, seções sindicais, de técnicos-administrativos, assim como, muitos outros professores e professoras que fizeram parte da história de luta da ADUFPI. Fundada em 12 de junho de 1979, o sindicato tem em sua jornada um grande apanhado de lutas, conquistas e perspectivas para o futuro.

Na formação das mesas de discussão o objetivo foi resgatar a memória e a história da ADUFPI, foram convidados os ex-presidentes, Professor Mário ngelo de Meneses Sousa, o Professor Jurandir Gonçalves Lima e a primeira presidenta eleita da história da ADUFPI, Professora Marli Clementino. Representando a multicampia, a Professora Maria da Penha Feitosa (Regional de Floriano), o Professor Alexandre Medeiros (Bom Jesus) e o Professor Jaaziel de Carvalho (Regional de Picos).Importante ressaltar que essa ação foi apenas a primeira de uma série de atividades de resgate da memória do nosso sindicato.

Em outros tempos, a associação funcionava apenas em uma salinha no Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, hoje, tem seu próprio complexo construído coletivamente pela força de gestões anteriores, mas também, por docentes que diariamente dedicam-se a manter viva a essência da ADUFPI. A luta sindical.

Ao longo de 45 anos de funcionamento foram as lutas, movimentos grevistas, paralisações, mobilizações em defesa da educação e da democracia que marcaram a trajetória do sindicato dos docentes da UFPI até os dias atuais. Dessa forma, a ADUFPI foi ganhando reconhecimento, e a categoria tem alcançado grandes progressos desde então, importante ressaltar que a consolidação e a existência da ADUFPI deve muito a seus funcionários, sem eles não poderíamos ter caminhado com a excelência que a história deste sindicato tem.

Nas palavras da atual Presidenta da ADUFPI, Escolástica Santos,“ queremos deixar aqui nosso reconhecimento e gratidão à todas as pessoas que contribuíram com uma grande equipe, na qual sabemos que se trata de equipes que trabalham juntos, e que têm ao seu lado a sua base. Sem a sua base nada seria possível. A ADUFPI nos inspira a lutar, se pautando no respeito à dignidade humana, pelo reconhecimento e valorização da categoria docente e pelo compromisso com uma educação pública e de qualidade”.

Nestes 45 anos de lutas, queremos expressar nosso mais singelo agradecimento, ao passo que também convocamos toda categoria a construir muitos mais anos de lutas e de organização sindical. Aos que passaram por aqui, aos que estão Diretores e aos que virão, que nosso sindicato seja sempre acolhedor e defensor intransigente dos direitos de todas as professoras e professores. Por fim, ressaltamos que estamos abrindo um projeto chamado “Café com Sabedoria” que terá a função de produzir esse resgate, bem como um quadro em nossas redes sociais chamado “memórias da ADUFPI”.

 

Viva a ADUFPI.