Pular para o conteúdo

ADUFPI PRESENTE NA LUTA DAS MULHERES DO CAMPO UNITÁRIO

 

No dia 07 de março de 2023, a presidenta da ADUFPI, Marli Clementino, e a diretora de Relações Sindicais, Carmen Lima, estiveram presentes no evento “Mulheres do Campo Unitário em luta contra o capital e as violências; por direitos e alimentos”, realizado em Teresina nos dias 06, 07 e 08 do corrente mês. Esta atividade faz parte da Jornada de Luta das Mulheres promovida anualmente no mês de março.

Na ocasião, no palácio de Karnak, foi entregue ao governador Rafael Fonteles as demandas das mulheres do Campo Unitário. Foram solicitadas ao gestor público a implementação de ações na área da segurança pública, educação, saúde, agricultura familiar e meio ambiente. Foi pedido empenho prioritário na criação de políticas de geração de renda e de combate à violência contra a mulher no estado do Piauí.

O Campo Unitário Piauí é uma articulação constituída de 22 organizações, movimentos sociais e povos do campo, das água e das floresta, tais como Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Sem Terra (MST), Coordenação das Comunidades Quilombolas, Coletivo dos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado, Povos Indígenas do Piauí, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Federação da Agricultura Familiar (FETRAF).

Carmen Lima ressalta que “muitas das mulheres presentes no evento integram ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por nós enquanto docentes da UFPI. Considerando as parcerias existentes, podemos afirmar que foi um momento de celebrar a amizade e manifestar a nossa solidariedade às lutas que vem sendo travadas há anos pelas mulheres do campo, das florestas e das águas”.

Lamentavelmente, no dia de hoje, Dia Internacional das Mulheres, nossas companheiras foram vítimas de violência na sede da Equatorial Energia. Elas foram ao órgão com o objetivo de apresentar reclamações sobre a baixa qualidade da energia fornecida às comunidades e os preços abusivos cobrados. De forma absurda, foram recebidas com tiros e empurrões. A ADUFPI manifesta repúdio a esse episódio lastimável. As mulheres do Campo Unitário contam com a nossa solidariedade hoje e sempre!