Pular para o conteúdo

ADUFPI realiza primeira atividade de ações da Campanha Agosto Lilás no CTT – UFPI

Na manhã desta quinta-feira (25), a Diretoria da ADUFPI representada por sua Presidenta, Professora Drª. Marli Clementino e de sua Secretária-geral, Professora Drª. Julinete Castelo Branco, realizaram a primeira atividade do calendário de ações da campanha Agosto Lilás.

A Roda de conversa aconteceu no auditório do Colégio Técnico de Teresina – CTT e contou com a presença da Delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa. Ela é Delegada da Polícia Civil do Piauí e atualmente é Superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e atua principalmente com os temas de direitos humanos, direito penal e processual penal e violência de gênero.

Agosto Lilás é uma campanha realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres.

Marli Clementino, Presidenta da ADUFPI destaca que o Sindicato não começou suas ações do Agosto Lilás no Colégio Técnico de Teresina à toa. “Essa é uma atividade de extrema importância e iniciamos pelo CTT pela relevância de se falar sobre esse tema com pessoas em processo de formação. É dever do sindicato discutir essas questões para vislumbrarmos um futuro melhor para as mulheres e para todos, porque uma vida sem violência é um direito das mulheres”, concluiu Marli.

O Prof. Dr. Francisco Mousinho, diretor do CTT, recebeu a diretoria da ADUFPI e fez uma fala inicial sobre a importância de se discutir a violência contra as mulheres. “É uma honra para o Colégio Técnico de Teresina receber essa atividade da ADUFPI, especialmente pela oportunidade do mês que visa discutir um tema essencial para a sociedade”, afirmou Mousinho.

Já o Prof. Dr. Jossivaldo Pacheco, vice-diretor do CTT, destinou sua fala a importância dessas reflexões para a vida dos estudantes. “Estamos aqui ajudando a formar as próximas gerações e são discussões como essas que nos levarão a um mundo melhor do que vivemos hoje, com mais equidade e um mundo onde as mulheres possam viver sem terem medo de saírem por aí só por serem mulheres”, explicou o vice-diretor.

Em sua participação, a Delegada Eugênia Villa ressaltou a importância de se falar sobre as violências contra as mulheres em seus mais diversos âmbitos. “É preciso romper preconceitos e se falar sobre essas questões, pensando sobre a violência contra as mulheres trans, cis, negras, indígenas, brancas. Só discutindo sobre isso conseguiremos superar esses problemas”, disse a delegada.

A Secretária-geral, Professora Julinete Castelo Branco fez a mediação da atividade e falou em nome da ADUFPI sobre como o sindicato estava grato em contar com a presença de tantos estudantes e agradeceu aos docentes e coordenadores que prestigiaram o evento. “Só temos a agradecer o CTT por abrir suas portas e à todos os estimados estudantes do Colégio Técnico que prestigiaram a roda de conversa da primeira atividade da ADUFPI do Agosto Lilás”, finalizou a Professora.

A Programação de Atividades da Campanha Agosto Lilás da ADUFPI continua durante a tarde em nossa colheita da Horta Vida Flor. Iremos ter um bate papo com a Presidenta da União Brasileira de Mulheres, Tatiane Seixas, a partir das 16h30min. Contamos com sua participação.