Pular para o conteúdo

Em Assembleia da ADUFPI, docentes debatem o fortalecimento da mobilização e aprovam por ampla maioria de votos um conjunto de encaminhamentos para a construção da Jornada de luta do Setor das IFES, com paralisação no dia 28 de abril de 2022.

Em Assembleia Geral Ordinária com a categoria ocorrida na tarde desta quinta-feira, 21 de abril de 2022, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, aprovou por ampla maioria de votos um conjunto de encaminhamentos para a construção da Jornada de luta do Setor das IFES, com paralisação no dia 28 de abril de 2022.

Ao iniciar a sessão, a Presidenta da ADUFPI, Professora Drª Marli Clementino, relatou a participação do sindicato no 40º Congresso do ANDES ocorrido nos dias 27 de março a 1 de abril em formato presencial. O encontro deste ano teve como tema principal “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!” como forma de debater a conjuntura frente um cenário de constantes ataques à vida e ao estado democrático de direito da categoria docente. A Presidenta Marli Clementino destacou a necessidade de unificação das lutas entre as categorias, centrais sindicais e todas as bases para a mobilização pela Campanha de Reposição Salarial das Servidoras e Servidores Públicos Federais e a aprovação de emendas e projetos de emendas constitucionais que objetivam extinguir os serviços públicos.

Os ataques do governo federal  aos os servidores públicos sobre as quais tenta construir sua reforma administrativa não foi feita de maneira democrática e participativa. O processo de concepção e apresentação do texto da PEC 32 foi marcado por cálculos insuficientes por parte da equipe econômica, pela tentativa de imposição de sigilo sobre as discussões que precederam o texto e pela fundamentação da proposta sobre falsas premissas e convicções ideológicas que ignoram a realidade.

E ainda, com os salários congelados desde 2017 e perdas salariais de mais de 10% somente em 2021, os SPF acumulam uma defasagem de 49,28% em seus vencimentos. A demanda acordada, entretanto, é lutar por 19,99% de recomposição – referentes aos índices inflacionários do governo Bolsonaro. Apesar de alegar falta de recursos e contexto pandêmico, ainda em 2021 o governo reservou R$1,7 bilhões para reajuste salarial de policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários. Os fins eleitoreiros da medida, fortalecendo sua base, são evidentes. Para as demais categorias, entretanto, Bolsonaro pediu “compreensão”.

 

Encaminhamentos aprovados:

 

A Assembleia Ordinária com a categoria docente teve um único ponto de pauta:

 

Informes: Os delegados e observadores relataram suas experiências e perspectivas de lutas a partir do 40º Congresso Nacional do ANDES, expondo os pontos negativos e positivos junto  à categoria docente.

1 – Jornada de luta do Setor das IFES, com paralisação no dia 28 de abril.

Aprovado por ampla maioria de votos dos presentes na sessão, a categoria docente deliberou para o próximo dia 28 de abril, quinta-feira, uma paralisação nacional dos docentes federais.

 

Além deste encaminhamento, foi aprovado também o calendário de lutas para a construção da Jornada de luta do Setor das IFES.

 

Calendário de lutas:

 

25/04

Segunda-feira às 9h –   Coletiva de imprensa como meio de dialogar com a comunidade universitária e a sociedade sobre: condições de trabalho, os impactos dos cortes orçamentários nas IES, a necessidade de recomposição salarial e orçamentárias nas IFES (ANDES, ADUFPI, ADCESP, SINDIFPI, SINTUFPI, SINDISERM, SINTE, SINTRAJUFE, INSS);

 

 

26/04

Terça-feira – (15h30min até as 17h) –    Seminário sobre as perdas salariais e a conjuntura de ataques a classe trabalhadora, com a palestra de Atnágoras Lopes) da CSP – Conlutas;

 

27/04

Quarta-feira – Divulgação e entrega de materiais de agitação da nossa semana nacional de luta: Cards, faixas, a arte da camiseta da campanha salarial, outdoor;

 

28/04

Quinta-feira – Dia Nacional de Paralisação   – Fazer em conjunto   com as demais entidades da educação do campo sindical, popular e de juventudes, para a construção de atividades;

 

29/04

Construção Coletiva do 1º de maio com FÓRUM DE ENTIDADES SINDICAIS, POPULARES E DE JUVENTUDE, PELOS DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS – PIAUÍ.