Na tarde dessa quinta-feira, dia 13 de junho de 2024, a categoria docente da UFPI reuniu-se em mais uma sessão da Assembleia Geral Permanente de Mobilização da Greve com objetivo de discutir e planejar os próximos rumos da greve na universidade.
As professoras e professores, debateram questões pertinentes à carreira docente, editais de remoção, segurança na universidade, e os próximos passos a serem seguidos diante das ações que envolvem a mobilização da greve!
Estiveram presentes na mesa moderadora, a Presidenta da ADUFPI, professora Escolástica Santos, a Vice-presidenta, professora Bárbara Johas, a Secretária Geral do sindicato, professora Nayane Costa, membros da diretoria e também do Comando Local de Greve. O método de condução da AG foi apresentado pela vice-presidenta, que, logo em seguida, abriu a sessão para informes das/dos docentes presentes antes de adentrar às pautas da assembleia.
1- suspensão do calendário acadêmico
2- análise da reunião da ANDIFES
3- construção da pauta local.
Diante das discussões, um amplo conjunto de encaminhamentos foram aprovados, dentre eles:
Solicitar nova reunião do CEPEX para avaliação do pleito de suspensão do calendário acadêmicos
Manutenção do movimento paredista.
No que tange as pautas locais, os professores(as) debateram longamente um conjunto de questões que foram consideradas fundamentais no contexto local da UFPI, exatamente por sua centralidade as pautas serão retomadas em outras assembléias com a finalidade de produzir um acúmulo que possibilite o delineamento das ações práticas a serem desenvolvidas no conjunto das ações do comando Local de greve e para além dele.
Os pontos debatidos foram
- Resolução de Progressão / Carga-horária / Pagamento retroativo
- Estatuinte da UFPI: Retomada da estatuinte
- Perícia Médica: Abrangência de sua atuação atendendo a multicampia i
- Edital Concurso
- Edital de Remoção Interna
- Comissão de Segurança
- Política e Protocolo de Combate a Violência de Gênero
- Transporte Público
- Restauração do pagamento da URP
- Mesa permanente de negociação de Pautas Locais
Ressaltamos ainda que a ADUFPI e o Comando Local de Greve (CLG) realizam Assembleias Permanentes de Greve todas as quintas feiras enquanto durar o movimento grevista.