Pular para o conteúdo

ADUFPI realiza primeira ação da campanha de conscientização pela causa animal;

O evento aconteceu no último sábado (02), na sede do sindicato, durante todo o dia.

 

 

O sindicato dos docentes da universidade federal do Piauí (ADUFPI), realizou neste último sábado (02), o primeiro dia de conscientização sobre o abandono animal e a importância da vacinação contra a raiva em cães e gatos domésticos. A ação aconteceu em parceria com a Função Municipal de Saúde (FMS).

 

Os vacinadores da FMS estiveram durante todo o dia no local. A cobertura vacinal antirrábica proporciona segurança não só para os animais, mas também para aquelas pessoas que convivem direta ou indiretamente com os animais diariamente. O vacinador e servidor da FMS, Antônio da Cruz, explicou sobre os riscos da doença.

 

“Um animal que contrair a raiva morre e um ser humano que for mordido por algum animal infectado, não transmite a doença, mas dificilmente vai ter chances de sobreviver, geralmente ou a pessoa fica com sequelas graves, ou morre, pois a raiva é letal”, explica o vacinador.

 

A campanha de vacinação é um controle da doença e acontece a cada 12 meses, todos os animais devem ser imunizados anualmente, para a maior segurança da população o controle é feito pela FMS na zona urbana, mas também na zona rural de todo o município. O vacinador, Antônio da Cruz, explica ainda que, animais abandonados representam um maior risco de contrair a doença.

 

“Os animais que estão abandonados infelizmente a gente não pode ir atrás deles, o interessante, seria que tivesse alguém que pudesse trazê-los até aqui, porque esse animais que vivem nas ruas ou abandonados em locais abertos, tem mais chances de pegar a doença”, finaliza o vacinador.

 

Um dos primeiros a chegar na ADUFPI foi o cãozinho Thor, o seu tutor, o advogado Luiz Maia, soube que a ADUFPI era um ponto de vacinação contra raiva e levou o Thor até o local.

 

“ Eu fiquei sabendo que iria ter vacinação na ADUFPI, e trouxe o Thor, porque eu acho importante manter a caderneta de vacinação atualizada, não só por questões de segurança nossa, mas também de saúde, para que ele possa viver muitos anos,” comentou o advogado.

 

Durante o dia, os animais que vivem no sindicato também tiveram a oportunidade de serem imunizados contra a raiva. A campanha de conscientização sobre a causa animal deve continuar no próximo final de semana, com outras atividades que serão promovidas pela ADUFPI.

 

Confira o vídeo de conscientização da Campanha Contra do Abandono Animal na ADUFPI