A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como o estado de contentamento físico, mental e social. Já bem-estar pode ser conceituado como a satisfação física e emocional do indivíduo. Através da prática do futebol, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) promove saúde e bem-estar para crianças de quatro a 12 anos.
Josias Castro é professor de futebol e ministra aula para cerca de 50 crianças na ADUFPI. O professor destaca que praticar o esporte desde a infância traz benefícios a saúde e bem-estar dos pequenos. “Por meio do futebol, trabalhamos diversas atividades que ajudam na prevenção de doenças e na melhora do sono, raciocínio e coordenação motora das crianças”, declara.
A prática do futebol na infância também auxilia no combate ao sedentarismo, na diminuição do colesterol ruim e no fortalecimento dos ossos e músculos. Além disso, devido liberar hormônios que causam prazer nos jogadores, o futebol aumenta a autoestima e alivia o estresse, fatores que são essências para a prevenção e tratamento de doenças psicológicas.
Francisco Ricardo, bancário, é pai do Benjamin, de seis anos, que faz aulas de futebol na ADUFPI há cerca de dois meses. Francisco afirma que o esporte trouxe resultados positivos para o filho. “O Benjamin estava muito ocioso e ansioso. Mas, o futebol tem contribuído muito para a redução da ansiedade do Benjamin”, finaliza.
Reportagem: Savio Alencar
Estágio Obrigatório III 2023.1