Pular para o conteúdo

#SetembroAmarelo e as estratégias de autocuidado. Conheça o YOGA

Seguindo com nossas ações de promoção à saúde e autocuidado da campanha #SetembroAmarelo, preparamos um conteúdo especial para toda categoria docente.

Você conhece os benefícios físicos e mentais da prática do Yoga? Já ouviu falar? Confira esse bate papo com a Professora de Yoga da ADUFPI, Renata Blanche, e fique por dentro desta prática milenar.

 

Como o Yoga entrou em sua Vida?

 

  • Primeiramente, muito prazer, sou Renata Blanche, pratico Yoga há 10 anos e como professora, atuo há 8 anos. Meu trabalho começou a partir de experiências pessoais, em momentos em que estava bastante desconectada de mim mesma, com indícios de depressão e foi a partir desse contato com a prática que pude começar a transformar minha vida. Pude me autoconhecer melhor e essa imersão mudou todas as esferas da minha vida. Ganhei uma profissão, ganhei um propósito de vida, abandonei vícios, e principalmente, saí de um estado depressivo em um curto espaço de tempo. Transmitir e compartilhar os conhecimentos do Yoga, que  é meu trabalho, meu empenho.

 

O que é o Yoga?

 

  • O yoga é um método. Um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas e costuma ser associada tipicamente com suas posições (asanas) ou como uma forma de exercício. Portanto, não é uma prática religiosa como muitas pessoas pensam ser. Esse método possui um conjunto de ferramentas como posturas, relaxamento, meditação, base filosófica, tudo isso com o objetivo do autoconhecimento e sua integração com o mundo.

 

Quais benefícios o Yoga trás para a saúde física e mental?

 

  • Como produto da prática, os benefícios são muitas vezes, colhidos a curto prazo. Tanto físicos, como mentais, e por que não dizer, espirituais também. De benefícios físicos, há todo trabalho de fortalecimento da musculatura, flexibilidade, lateralidade e até emagrecimento para quem busca esse resultado. No plano mental, o Yoga ajuda na concentração, reduz o estresse, e você também adquire uma maior consciência corporal.

 

E quanto aos benefícios emocionais?

 

  • No que se refere ao trato da emocionalidade, a prática alivia sintomas de depressão, ansiedade, ajudar a mudar e transformar seu olhar sobre você mesmo, proporciona auto reflexões. O Yoga trás princípios que nos ajudam a nos enxergarmos como seres que merecem atenção e cuidado.

 

Quanto ao lado espiritual…

 

  • Para quem acredita, independente da crença, o yoga vem para nos mostrar um caminho a seguir, um método. Você pode ser de qualquer religião e praticar Yoga, pois, não há qualquer tipo de adoração à entidades, apenas conexões profundas consigo mesmo. Este lado nos mostra que não somos máquinas que apenas comem, trabalham, dormem e pouco descansam. Somos um conjunto de emoções e sentimentos que precisam ser acolhidos no dia a dia.

 

Podemos dizer que o Yoga também é uma forma de terapia?

 

  • Originalmente, o Yoga não é uma terapia. É uma filosofia prática muito antiga mas que também tem efeito terapêutico, e muito eficaz. Não são somente exercícios, nem somente técnicas, são práticas pensadas para se autoconhecer.

 

Como está sendo a recepção da categoria docente à prática?

 

  • Estamos começando agora. As pessoas ainda estão chegando, e podemos perceber que há pessoas que já faziam yoga em outros lugares e que ao saberem que aqui estamos iniciando as práticas, imediatamente, vieram pra cá. Quando começamos não conseguimos parar. Muitas pessoas com ansiedade buscaram nossas aulas para fazerem uma pausa, relaxar e se conectar consigo.

 

E para quem quiser começar a fazer Yoga na ADUFPI?

 

  • Quem tiver interesse, pode vir fazer uma aula experimental gratuita, sem nenhum compromisso, apenas para conhecer. E caso o interesse seja despertado, o (a) interessado (a) deve procurar a Secretaria de Esportes do sindicato e efetivar sua matrícula. Nossos horários estão divididos entre as terças e quintas, em dois turnos, às 7h e a outra às 17h. E estes horários são bem flexíveis, quem não puder vir em um turno pode vir no outro tranquilamente.

 

Acompanhe nossas redes e fique por dentro de todas as nossas atualizações.