Reunião online com as Seções Sindicais para tratar dos recentes ataques do desgoverno
O evento é um esforço da atual diretoria do Andes e das suas Seções Sindicais.
Na tarde de ontem, 25/11/2020, as diretorias das Seções Sindicais vinculadas ao Andes se reuniram para tratar dos recentes ataques do desgoverno de Jair Bolsonaro à democracia e à autonomia universitária, com nomeações de reitores(as) menos votados (as) nas consultas públicas e/ou nos Conselhos Universitários das IFES.
O evento é um esforço da atual diretoria do Andes e das suas Seções Sindicais, sobretudo aquelas que estão passando por tais processos de intervenção, com a nomeação de reitores menos votados, com vistas a construir um mapa preciso da atual situação e, a partir dessa radiografia, traçar os planos de ação. Segundo Marli Clementino, “a reunião entre diretoria do ANDES e Seções Sindicais nasce com o propósito de ouvir, sistematizar e construir estratégias conjuntas envolvendo o sindicato nacional, suas seções e categoria docente”.
O encontro contou também com a participação do setor jurídico do Andes, dando informes sobre os processos que seguem junto ao STF sobre a matéria. Foi de consenso entre os presentes que a categoria deve, mais do que nunca, se mobilizar e construir várias frentes de lutas diante do cenário, ativando não só o judiciário, como também imprensa, políticos, sociedade e, principalmente, a categoria docente.