No dia 19 de setembro de 2025, sexta-feira, a Comissão de Negociação da ADUFPI para avaliação da proposta de reajuste anual do plano de saúde UNIMED, reuniu-se com a diretoria da operadora para tratar dos valores propostos, novos produtos e do aprimoramento do atendimento aos beneficiários.
Um dos principais pontos debatidos foi a discussão que envolveu o cálculo do valor proposto de reajuste, com menção à correção pelo IPCA, que passou de 7,03% para 6,77%. Após considerações feitas por ambas as partes, baseando-se nos índices mais recentes de inflação de agosto, a proposta final do reajuste anual da UNIMED será de 5,13%.
A reunião também discutiu problemas recorrentes de atendimento, como dificuldade de agendamento, cobranças em primeiras consultas, exigência de pagamento particular em algumas clínicas e a necessidade de canais diretos de comunicação. A Unimed destacou que o acompanhamento deve ocorrer por meio de protocolos e canais de relacionamento disponibilizados pela operadora.
A orientação é de que situações específicas sejam reportadas diretamente à equipe de relacionamento da Unimed, que atuará em conjunto com a Diretoria da ADUFPI para agilizar soluções e garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços contratados.
Encaminhou-se, ao final, que a Unimed enviará tabelas atualizadas para ampla publicidade aos associados, e também comprometeu-se em buscar um relacionamento mais próximo com a diretoria da ADUFPI, para melhoria dos serviços prestados para a categoria docente.
A ADUFPI continuará acompanhando o processo, representando o coletivo docente e garantindo que os direitos dos associados sejam preservados.
Confira abaixo a tabela atualizada com os valores reajustados: